A gravidez pode ter um início bem silencioso e isso acaba gerando muitas dúvidas nas mulheres. “Afinal, estou grávida ou não?”. Para aprender a conhecer todos os sinais e descobrir se será mamãe em breve, confira o texto a seguir!

Sintomas da gravidez

Com quantos dias aparecem os primeiros sintomas?

No dia em que ocorre a fecundação do óvulo pelo espermatozóide não acontece nenhum sintoma no corpo da mulher, portanto não tem como saber nos primeiros dias após uma relação sexual se a mulher engravidou ou não.

Somente cerca de 1 ou 2 semanas após o embrião se implantar no útero que os primeiros sinais da gravidez podem começar, e ainda assim é uma média geral.

Mais certo ainda são os possíveis sintomas a partir da 13ª semana de gestação, em que o corpo da mulher está vivenciando alterações maiores de hormônios, e assim manifestam-se diferentes sinais característicos da gravidez.

Sintomas da gravidez antes do atraso

Os primeiros sintomas da gravidez podem surgir antes mesmo do primeiro atraso da menstruação.

No entanto, nem toda mulher poderá identificar todos esses sinais como indícios de gravidez, já que eles podem ser tão sutis ou quase imperceptíveis na maioria dos casos, ou também podem ser facilmente confundidos com características da TPM.

Somente mulheres muito atentas às mínimas mudanças do seu corpo podem notar tais sinais e a partir de então desconfiar de uma gravidez.

Os 10 primeiros sintomas da gravidez

  1. Atraso menstrual

Fique atenta se a sua menstruação atrasar, principalmente se tiver um ciclo regular. Quando a mulher engravida, o endométrio permanece intacto para a chegada do bebê e não descama.

  1. Enjoos e vômitos

Esses desconfortos surgem a partir das 2 primeiras semanas de gravidez e podem chegar até 3 meses, tudo por causa das diferentes quantidades de hormônios. Costuma ser mais forte ao acordar.

gravida com Enjoos

  1. Muito sono ao comer

Com o aumento de progesterona no organismo, além de muito sono, a mulher fica com as atividades do intestino mais lentas. Isso faz com que as mulheres sintam sono e muito cansaço durante suas refeições, ficando satisfeita mais rapidamente ou nem terminando de comer por estar com muita sonolência.

  1. Manchas na pele

Outra alteração no organismo da mulher é o aumento da melanina, portanto pode haver manchas novas na pele ou aumento de pigmentação de certas regiões, como nos mamilos que ficam mais escuros, por exemplo. Tal situação é ainda mais agravada com exposição solar excessiva.

  1. Mamas sensíveis, inchadas ou maiores

A mulher pode sentir as mamas mais sensíveis e inchadas, como durante o período pré-menstrual. Isso se dá pelo aumento do estrógeno e também da prolactina.

  1. Vontade de urinar frequente

A mulher sente mais vontade de fazer xixi, indo mais que o normal ao banheiro. Isso ocorre pela alteração física do útero em alterações comprimindo a bexiga.

  1. Cólicas e sangramentos

Pode haver um sangramento leve atípico, como também dores abdominais e cólicas, bem similar à TPM. Esse pequeno sangramento confunde muitas mulheres fazendo-as pensar que menstruaram.

Sintomas da gravidez nos primeiros dias

Nos primeiros dias depois da fecundação, os sintomas são praticamente nulos e, se acontecerem, são confundidos com alguns da TPM.

Nesses dias primeiros dias, pode acontecer um pequeno sangramento chamado nidação, relativo à fixação do embrião na parede do útero; também pode acontecer que nos primeiros dias a mulher ter seus sentidos mais sensibilizados, tanto paladar quanto olfato; outra característica é a mudança de temperatura da mulher, que permanece mais quente, mas não o suficiente para ter febre.

Sintomas da gravidez: Primeira semana

Não existe “primeira semana” de gravidez, já que não tem como identificar um dia exato em que o óvulo foi fecundado para a partir de então começar a contar.

Primeira semana de gravidez

Portanto, o tempo de gravidez é contabilizado a partir do primeiro dia depois da última menstruação da mulher.

E nessa semana a mulher provavelmente nem tenha ovulado, somente tido relações sexuais depois, então não é possível identificar sintomas nem diagnosticar gravidez durante essa primeira semana.

Somente a partir de 7 a 15 dias em médias que os primeiros sinais podem indicar gravidez, e assim se confundem com TPM.

Sintomas da gravidez mês a mês

Mês 1: A partir da 4ª semana os sintomas chegam com tudo, pois o corpo começa a produzir o HCG, o hormônio da gravidez. Destaque para mudanças fortes de humor e pele mais oleosa e com mais acne; sangramento da nidação; sensibilidade nas mamas; inchaço abdominal; enjoos e vômitos.

Mês 2: A mulher passa a ter mais sensibilidade nas mamas ainda, constipação intestinal, cansaço extremo e muito sono. Nesse período também se tem mais vontade de urinar, tendo forte chances de infecção urinária; as náuseas podem continuar e as variações de humor são ainda maiores.

Mês 3: A mulher já está mais adaptada à gravidez e os sintomas ficam mais controlados. O sono pode ser melhor controlado, mas a vontade de urinar frequente ainda é a mesma. Pode haver corrimento vaginal claro, o que é normal.

Mês 4: Aqui a barriguinha já está bem visível, além dos quadris mais largos. Pode ocorrer incômodo na região pélvica e das mamas também.

Meses 5 e 6: Nesses meses, pelo maior peso da barriga, tem muitas chances de haver infecção urinária. A mulher pode começar a liberar secreções leitosas pelos seios também.

Meses 7, 8 e 9: No último trimestre de gravidez existem pouquíssimos sintomas. Os mais evidentes são os emocionais, como estresse e ansiedade pela chegada do bebê e dia do parto. O corpo já está totalmente adaptado à gravidez e se preparando para a chegada do neném a qualquer momento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *