Mais de 75% das mulheres de todo o mundo sofrem com os sintomas da TPM. Geralmente, eles ocorrem antes da menstruação trazendo um turbilhão de sensações, incluindo dores, desconfortos e mudanças de humor na vida da mulher.

Mas afinal, por que isso acontece com as mulheres? É psicológico? É hormonal? Vem saber!tpm

Afinal, o que é TPM?

A sigla significa tensão pré-menstrual, ou seja, um conjunto de sintomas e alterações físicas, emocionais e psicológicas na mulher antes da sua fase menstrual do mês.

Geralmente, começam de 7 a 10 dias antes do ciclo menstrual e terminam quando chega a menstruação. É comum de acontecer, pois todas essas alterações se devem ao desequilíbrio hormonal que a mulher passa durante esses dias do mês.

Nem todas sentem esses sintomas, e quem sente, nem sempre sente. Além de que cada mês pode ser diferente do outro. Muitas mulheres relatam cólicas em um, tristeza no outro, irritabilidade no outro, sonolência no outro, e assim vai, quase nunca de forma regular.

Claro que existem sintomas mais comuns e rotineiros, mas varia muito de mulher pra mulher e também de como a mulher se cuida na vida, desde alimentação a exercícios físicos.

Principais sintomas da TPM

Já foram comprovados como consequência da TPM mais de 200 sintomas diferentes. É meu amigo, mulher aguenta muita coisa!

Dentre eles, estão sintomas físicos, emocionais e psicológicos, variando desde os níveis mais leves aos mais graves, os quais podem estar relacionados diretamente com a saúde da mulher, não apenas alterações hormonais temporárias. Conheça os principais sintomas a seguir:

  1. Sintomas físicos
  1. Sintomas psicológicos ou emocionais
  1. Primeiros sintomas da TPM antes da menstruação

Acima falamos sobre os sintomas mais conhecidos da TPM, mas você sabe quais deles são os primeiros que surgem assim que a TPM começa? Já pra notar que a mulher está em fase pré-menstrual quando as alterações de humor começam, variando de tristeza à irritabilidade.

Além disso, um aumento do desejo por doces começa, além da sensibilidade física nas mamas e início das cólicas. É com esses sinais que qualquer companhia, seja mãe, marido ou amiga, deve compreender a situação da mulher e entender todos os seus sintomas.

  1. Sintomas mais graves da TPM

A TPM é considerada normal quando a mulher literalmente aguenta os sintomas durante a fase, trata como pode e eles são temporários, ou seja, depois da menstruação não fica vestígios das dores passadas.

Porém, alguns sintomas intensificados e que duram mais do que deveriam, pode ser algo preocupante e sinalizar uma TPM grave.

Existem casos de TPM que afetam inclusive a produção do neurotransmissor responsável pelo humor e regulação do sono, que é a serotonina, isso pode provocar reações emocionais desproporcionais aos estímulos externos, sendo perigoso para a mulher.

Esses casos também são conhecidos como TDPM (transtorno disfórico pré-menstrual, e atinge de 3 a 11% das mulheres em idade reprodutiva.

Geralmente, esse desequilíbrio está relacionado a questões genéticas ou histórico de depressão. Essas alterações podem causar tensão extrema, irritabilidade em diferentes contextos, depressão e até mesmo impulsos perigosos de autolesão.

Tratamentos para TPM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *