Hoje falaremos de algumas das complicações mais comuns que acontecem na virilha, uma área sensível sujeita a fricção de roupas, suor, irritação com depilação e muitas outras condições que incomodam as pessoas.

Para saber como lidar com alguns desses problemas, preparamos as dicas a seguir:

Virilha

Virilha escura:

  1. O que pode ser virilha escura?

Segundo grande parte dos dermatologistas, virilhas escuras são causadas por variados fatores que irritam a pele e ativam um mecanismo de defesa que aumentam a produção de melanina local, principalmente nas peles mais morenas. São alguns exemplos:

  1. Como clarear virilha escura?

Os dermatologistas podem indicar uso de cremes e pomadas com ação clareadora, que tem poder de despigmentar a região gradualmente. Geralmente, contém ativos como uréia e ácido salicílico em concetrações ideais para clarear sem agredir a pele da virilha. Caso opte por fazer algum tratamento estético, você pode tentar:

Dor na virilha:

  1. O que pode ser dor na virilha?

A dor na virilha acaba sendo uma condição comum em pessoas que praticam esportes e, principalmente, aqueles que exigem impacto e esforço do corpo, como tênis, corrida ou futebol. Não é um sintoma grave, por si só, podendo indicar apenas alguma falta de alongamento ou mau jeito, mas pode ser um início para algo mais grave, como:

Outras possibilidades:

Dependendo da duração da dor, se durar mais de um dia de dor intensa, é necessário correr para a emergência.

  1. Como tratar dor na virilha?

Em dores simples, por causa de mau jeito, falta de alongamento ou após um dia cansativo, apenas repouso e aplicação de gelo, se necessário, são recomendados. No máximo, caso a dor persista por algumas horas, analgésicos como Dipirona ajudam na desinflamação. Caso a dor demore mais de 1 dia inteiro, mesmo após os cuidados acima, vá ao médico, relate demais sintomas e faça o tratamento adequado para sua condição.

Pelos encravados na virilha:

O que pode ser pelos encravados?

Tendo como principal agravante a má depilação, é normal que os pelos engrossem abaixo da pele e cresça de forma desordenada.

No lugar do pelo, crescem bolinhas inflamadas e doloridas na virilha. E não é só a lâmina que causa encravamento não, através do atrito, como também a cera quente que inflama a pele e cria condições para os pelos ficarem encravados.

Como tirar pelos encravados?

Para tratar essas bolinhas na virilha, o médico pode recomendar alguma pomada que cuide da inflamação e acelere a cicatrização. Já os próximos cuidados serão para evitar que essa inflamação na virilha retorne a acontecer.

O ideal é trocar a lâmina ou cera por algum tipo de aparelho elétrico de arrancamento ou corte, sem afetar os folículos internos para não atrapalhar o crescimento do pelo. A depilação a laser, em no mínimo 10 sessões, também é uma solução para quem quer se livrar dos pelos e da irritação da pele a cada depilada.

Para outras opções de pelos encravados e inflamados por mais tempo, consulte o dermatologista e peça dicas e outros cuidados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *