Você já parou para pensar por que os profissionais da beleza sabem qual o melhor corte para seu cabelo ou melhor tipo de design para sua sobrancelha?

Essas técnicas são originadas nos estudos do visagismo, que se baseiam nas características físicas únicas de cada pessoa e também no estilo de vida delas. Saiba mais sobre visagismo a seguir:  

visagismo

O que é visagismo? Para que serve?

Visagismo é um termo derivado da palavra visage, que significa rosto em francês. Seu criador, Fernand Aubry, pensou neste termo ao relacionar seu trabalho com a arte de gerar para cada pessoa uma imagem única.

Sendo assim, entende-se por visagismo a arte de criar uma imagem física que revela o melhor das qualidades interiores da pessoa através de técnicas de maquiagem, corte, cor ou penteado de cabelo, dentre outros recursos estéticos mantendo sempre a harmonia.

Sendo assim, são recursos técnicos baseados nas qualidades internas e externas de cada pessoa, para assim um profissional saber indicar qual a melhor ação a ser feita, ressaltando sempre o melhor na pessoa, desde um detalhe físico a uma essência de personalidade.

Essa análise é feita de forma personalizada, em que o profissional especializado avalia formato de rosto, cor de pele, características da personalidade, profissão, dentre outros, tudo em prol de expressar em forma estética todo o estilo de vida da pessoa.

Visagismo: Estudo básico do rosto

O rosto é um dos principais pontos do visagismo. A melhor forma de um profissional analisar o formato do rosto de alguém é tirando uma foto bem de frente, a cabeça não pode estar baixa nem levantada, nem a pessoa pode estar sorrindo.

Essa foto deverá ser impressa. E então, com um lápis, o profissional traça linhas ao redor do rosto, revelando um formato em questão.

Confira os detalhes sobre cada tipo de rosto a seguir, baseado na opinião e estudos do visagista Philip Hallawell.

– Rostos redondos e ovais: “A lateral é curva. A diferença entre os dois é que o redondo tem a largura quase igual à altura.

A largura do rosto oval é dois terços da sua altura. Vale lembrar que o rosto redondo não é comum nas raças ocidentais, é encontrado com mais frequência em orientais e indígenas”.

– Rosto retangulares ou quadrados: “A lateral é vertical e reta quando o ângulo da mandíbula estiver abaixo da boca.

A proporção do rosto quadrado é igual à do rosto redondo, enquanto o rosto retangular tem a mesma proporção do rosto oval. Se o ângulo da mandíbula estiver na altura da boca, o rosto é hexagonal de lateral reta e, geralmente, o queixo é pontudo”.

– Rosto triangular invertido ou losangular: “É quando a lateral do rosto é uma linha inclinada que vai quase diretamente ao queixo e a testa é larga. Porém, se a testa for triangular e as bochechas forem salientes, o rosto é losangular”.

– Rostos hexagonal de base reta: “Se a lateral do rosto é uma linha inclinada, mas o queixo tem uma linha reta horizontal, é um rosto hexagonal de base reta.

Neste caso a testa também é geralmente reta no topo e as bochechas são salientes. Esse rosto é parecido com o losangular, mas a diferença é que o losangular tem o queixo pontudo e no hexagonal o queixo é quadrado”.

– Rosto triangular: “Tem a parte inferior mais larga do que a testa e a lateral também é inclinada, porém num ângulo invertido dos rostos”.

Visagismo: Maquiagem

Visagismo Maquiagem

Com base no estudo feito do rosto da pessoa, um dos próximos passos é o de criar harmonização com técnicas de maquiagem.

A principal técnica usada são as de contorno, de modo a equilibrar luz e sombra nas linha do rosto, destacando umas partes e suavizando outras. São algumas técnicas de visagismo na maquiagem:

Visagismo: Sobrancelhas

O design das sobrancelhas também faz parte da harmonização do rosto. As medidas corretas para altura e largura da sobrancelha devem ser tiradas com base do formato do rosto; assim um ponto alto do ângulo da sobrancelha será bem estabelecido.

Em média, as sobrancelhas perfeitas têm de 4,5 cm a 5,5 cm, contando início, ponto alto e fim por todo seu comprimento.

Visagismo Sobrancelhas

Visagismo: Cabelo

Esse tipo de técnica evita que muitas mulheres utilizem os looks errados no dia a dia, somente porque viram um cabelo bonito na TV ou porque desejam ter determinado corte sem ter harmonia com seu formato de rosto.

Veja no video abaixo como descobrir seu formato de rosto e dicas de cortes para cada formato de rosto:

Dicas de visagismo masculino

Visagismo não é coisa de menina, e sim de harmonia estética de pessoas de qualquer sexo. Confira abaixo algumas dicas de barba e cabelo nos homens:

Curso de visagismo

Para quem tem interesse em estudar mais sobre essas técnicas, indicaremos 3 cursos a seguir:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *