Visagismo: Para que serve, rosto, cabelo, masculino, dicas e curso

0
1042

Você já parou para pensar por que os profissionais da beleza sabem qual o melhor corte para seu cabelo ou melhor tipo de design para sua sobrancelha?

Essas técnicas são originadas nos estudos do visagismo, que se baseiam nas características físicas únicas de cada pessoa e também no estilo de vida delas. Saiba mais sobre visagismo a seguir:  

visagismo

O que é visagismo? Para que serve?

Visagismo é um termo derivado da palavra visage, que significa rosto em francês. Seu criador, Fernand Aubry, pensou neste termo ao relacionar seu trabalho com a arte de gerar para cada pessoa uma imagem única.

Sendo assim, entende-se por visagismo a arte de criar uma imagem física que revela o melhor das qualidades interiores da pessoa através de técnicas de maquiagem, corte, cor ou penteado de cabelo, dentre outros recursos estéticos mantendo sempre a harmonia.

Sendo assim, são recursos técnicos baseados nas qualidades internas e externas de cada pessoa, para assim um profissional saber indicar qual a melhor ação a ser feita, ressaltando sempre o melhor na pessoa, desde um detalhe físico a uma essência de personalidade.

Essa análise é feita de forma personalizada, em que o profissional especializado avalia formato de rosto, cor de pele, características da personalidade, profissão, dentre outros, tudo em prol de expressar em forma estética todo o estilo de vida da pessoa.

Visagismo: Estudo básico do rosto

O rosto é um dos principais pontos do visagismo. A melhor forma de um profissional analisar o formato do rosto de alguém é tirando uma foto bem de frente, a cabeça não pode estar baixa nem levantada, nem a pessoa pode estar sorrindo.

Essa foto deverá ser impressa. E então, com um lápis, o profissional traça linhas ao redor do rosto, revelando um formato em questão.

Confira os detalhes sobre cada tipo de rosto a seguir, baseado na opinião e estudos do visagista Philip Hallawell.

– Rostos redondos e ovais: “A lateral é curva. A diferença entre os dois é que o redondo tem a largura quase igual à altura.

A largura do rosto oval é dois terços da sua altura. Vale lembrar que o rosto redondo não é comum nas raças ocidentais, é encontrado com mais frequência em orientais e indígenas”.

– Rosto retangulares ou quadrados: “A lateral é vertical e reta quando o ângulo da mandíbula estiver abaixo da boca.

A proporção do rosto quadrado é igual à do rosto redondo, enquanto o rosto retangular tem a mesma proporção do rosto oval. Se o ângulo da mandíbula estiver na altura da boca, o rosto é hexagonal de lateral reta e, geralmente, o queixo é pontudo”.

– Rosto triangular invertido ou losangular: “É quando a lateral do rosto é uma linha inclinada que vai quase diretamente ao queixo e a testa é larga. Porém, se a testa for triangular e as bochechas forem salientes, o rosto é losangular”.

– Rostos hexagonal de base reta: “Se a lateral do rosto é uma linha inclinada, mas o queixo tem uma linha reta horizontal, é um rosto hexagonal de base reta.

Neste caso a testa também é geralmente reta no topo e as bochechas são salientes. Esse rosto é parecido com o losangular, mas a diferença é que o losangular tem o queixo pontudo e no hexagonal o queixo é quadrado”.

– Rosto triangular: “Tem a parte inferior mais larga do que a testa e a lateral também é inclinada, porém num ângulo invertido dos rostos”.

Visagismo: Maquiagem

Visagismo Maquiagem

Com base no estudo feito do rosto da pessoa, um dos próximos passos é o de criar harmonização com técnicas de maquiagem.

A principal técnica usada são as de contorno, de modo a equilibrar luz e sombra nas linha do rosto, destacando umas partes e suavizando outras. São algumas técnicas de visagismo na maquiagem:

  • Tons claros são indicados para dar volume e ressaltar características;
  • Tons escuros são indicados para disfarçar e criar profundidade; também evidenciam o contorno facial;
  • Normalmente, pessoas de pele clara se dão melhor com cores frias, como prata, roxo, azul ou verde;
  • Normalmente, pessoas de pele morena ou negra se dão melhor com cores quentes, como dourado, amarelo, vermelho ou laranja;
  • Em rostos redondos e largos, tons escuros na parte inferior do rosto, maxilar e testa ajudam a afinar;
  • Em rostos triangulares, para harmonizar, têmporas e centro do queixo ganham iluminação com corretivo claro e mandíbulas ganham sombra com corretivo escuro;
  • Em rostos quadrados, para suavizar, escurecer laterais do rosto; blush aplicado até o final das laterais para fazer a área parecer maior e mais oval; dentre outras dicas.

Visagismo: Sobrancelhas

O design das sobrancelhas também faz parte da harmonização do rosto. As medidas corretas para altura e largura da sobrancelha devem ser tiradas com base do formato do rosto; assim um ponto alto do ângulo da sobrancelha será bem estabelecido.

Em média, as sobrancelhas perfeitas têm de 4,5 cm a 5,5 cm, contando início, ponto alto e fim por todo seu comprimento.

Visagismo Sobrancelhas

  • Em rosto quadrado, o desenho pode ser mais natural, sendo levemente arredondado;
  • Em rosto redondo, o indicado é um desenho com ponto alto mais arqueado, para balancear com o formato;
  • Em rosto triangular, o indicado é seguir uma linha mais resta, mais delicada;
  • Em rosto de triângulo invertido, é melhor ter sobrancelhas mais arqueados para mais harmonia;
  • Em formato longo, o indicado são formatos mais retos com as pontinhas levemente curvadas.

Visagismo: Cabelo

Esse tipo de técnica evita que muitas mulheres utilizem os looks errados no dia a dia, somente porque viram um cabelo bonito na TV ou porque desejam ter determinado corte sem ter harmonia com seu formato de rosto.

  • Em rosto oval, cabem diversos tipos de corte, desde curtos a longos. Franja também é uma boa opção. Recomenda-se cortes mais desfiados, não tão retos;
  • Em rosto redondo, não abusar do tamanho dos fios. Uma opção é deixar a parte de cima com mais cabelo e laterais mais desfiadas. Um comprimento um pouco abaixo do ombro é o ideal. Não recomenda-se usar rabo de cavalo como penteado para esse tipo de rosto;
  • Em rosto quadrado, para quem deseja um curtinho, o formato chanel é uma boa. Deve-se evitar franjas retas e sim usar uma franja longa, em camadas. Cortes longos também ficam bem na pessoa;
  • Em rosto triangular, cabelos desfiados são uma boa para equilibrar o formato do rosto. Em cabelos cacheados ou crespos, evitar fios retos; Franjas podem ser curtas e retas ou longas e desfiadas.

Veja no video abaixo como descobrir seu formato de rosto e dicas de cortes para cada formato de rosto:

Dicas de visagismo masculino

Visagismo não é coisa de menina, e sim de harmonia estética de pessoas de qualquer sexo. Confira abaixo algumas dicas de barba e cabelo nos homens:

  • Para um rosto redondo, aposte num cavanhaque; cor escura dos pelos também valoriza e cria profundidade no rosto;
  • Para uma testa larga e queixo afinado, uma barba cheia é uma boa opção para criar volume nas laterais do rosto;
  • Tem calvície? O melhor é raspar tudo. Aqueles disfarces com penteados para o lado não valorizam nada;
  • Para um rosto triangular, aposte em fios compridos, mais volumosos, com aspecto bagunçado, cobrindo um pouco a solheiras;
  • Para um rosto redondo, um corte quadrado na nuca é bem-vindo, com franja curtinha e costeletas médias;
  • Para um rosto quadrado, cortes assimétricos e repicados são indicados para quebrar a seriedade;
  • Tem orelha avantajada? Fios compridos ajudam a disfarçar; dentre outras.

Curso de visagismo

Para quem tem interesse em estudar mais sobre essas técnicas, indicaremos 3 cursos a seguir:

  • Curso completo de Visagismo por Philip Hallawell: Método completo que estuda fundamentos da linguagem visual da pessoa; indicado para Cabeleireiros, Maquiadores, Esteticistas, Consultores de imagem, Odontólogos, Fonoaudiólogos, Cirurgiões Plásticos e Médicos da Estética.
  • Visagismo na faculdade Anhembi Morumbi: Aulas teóricas e práticas para conhecimentos das técnicas; oferece diploma de curso superior e possibilidade de pós-graduação em área especializada.
  • Visagismo com David Rocha: Para especialização em cortes de cabelo para profissionais cabeleireiros; aulas sobre formatos de rosto, proporções, cor de pele, etc.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here