Cuidar da aparência é prioridade pra muita gente, pois um cabelo, corpo e, principalmente, nossa pele são nosso cartão de visita, não é verdade? Uma boa alimentação e exercícios físicos ajudam muito nesses cuidados, mas ter em mãos tratamentos estéticos são sempre bem-vindos para reforçar esses cuidados.
E quando a idade vem chegando a pele pede ainda mais ajuda, e existem cremes antirrugas para ajudar a gente com isso. Vem saber mais!
Por que as rugas aparecem?
O tempo passa e, um dia, de repente, você se depara no espelho com nada mais nada menos que rugas no rosto. Como assim? De onde elas vieram? Pois é, as rugas surgem como um sinal de envelhecimento natural ou precoce da pele do rosto.
Existem as rugas dinâmicas, que são aquelas que só aparecem quando fazemos determinadas expressões contraindo o rosto, como aquelas linhas de expressão maiores na testa; e as rugas elásticas, que são as mais profundas, mesmo com o rosto quieto, que são as mais detestadas. Elas podem surgir por inúmeros fatores, não apenas avanço da idade.
Fatores genéticos influenciam no surgimento precoce, como também questões hormonais, ambientais e também exposição solar em excesso, que envelhece a pele precocemente.
Em todos os casos, ocorre uma queda na produção de colágeno responsável pela elasticidade da pele; queda que ocorre tanto pelo avanço da idade quanto pelo uso repetitivo dos músculos da face.
É um processo inevitável, que pode ocorrer com qualquer pessoa, de pele branca ou negra, com diferentes intensidades e profundidades de rugas.
Para que serve um creme antirrugas?
Existem cremes antirrugas de todo tipo no mercado, e no geral contêm substâncias essenciais para eliminar as rugas, suavizando a curto prazo e ajudando a eliminar de forma duradoura.
O creme antirrugas atua com diferentes tipos de ativos nas rugas, tais como:
- Antioxidantes: Cremes contendo antioxidantes ajudam a neutralizar radicais livres, que afetam as células da pele e aceleram o envelhecimento; eles oferecem proteção duradoura, tratando atuais e prevenindo novas rugas;
- Vitamina A: Cremes com vitamina A ajudam a proteger a pele contra a radiação solar a qual prejudica a saúde da pele, ressecando-a e acelerando envelhecimento;
- Vitaminas do complexo C: Cremes com vitamina C ajudam a aumentar a espessura da pele, tornando-a mais resistente às mudanças externas, como sol e efeitos de cosméticos, por exemplo;
- Vitamina E: Cremes com vitamina E ajudam a reduzir visivelmente as linhas de expressão, pois estimula o preenchimento das rugas de dentro pra fora e também melhor a rigidez da pele.
- Protetor solar: Cremes com substâncias que protegem dos raios UV também são essenciais para prevenir de novas rugas e ressecamento da pele.
Nem todos os cremes vêm com todas essas substâncias reunidas numa única composição, porém seus efeitos são positivos quando usados de forma correta e regularmente. Os efeitos positivos na pele poderão ser notados com pelo menos 3 meses de uso.
Os melhores cremes de tratamento para cada idade
O quanto antes cuidarmos da saúde da nossa pele, menos problemas teremos lá na frente precisando de cremes desse tipo. Sendo assim, os cuidados devem começar logo na adolescência e prolongar por muito tempo, variando os ativos dos produtos de acordo com cada idade. Confira:
- Ainda na adolescência, a pele já necessita de proteção contra o sol diária e também hidratação simples com cremes específicos;
- Já a partir dos 20 anos, acrescente na rotina alguns ativos de tratamento, pois sua pele já vai estar mudando mais, sendo assim um uso de vitamina C vai ajudar muito a prevenir com ação antioxidantes e estimulando síntese de colágeno; protetor solar sempre obrigatório;
- A partir dos 30 anos, passa a ser essencial tratamento diário, pois começam os sinais físicos da idade; ativos com vitamina A são indicados, para renovar as células e produzir colágeno; protetor solar sempre obrigatório;
- Depois dos 30 anos, as alterações hormonais vão afetar a densidade e firmeza da pele; portanto cremes que com derivados de vitamina A e peptídeos e derivados de sódio ajudarão a reestruturar a cútis; cosméticos hormonais também podem ser indicados pelo dermatologista; protetor solar sempre obrigatório;
- Depois dos 50 anos, a flacidez na pele tende a surgir com mais facilidade, então é necessário o uso de cremes tensores mais potentes com função reparadora; protetor solar sempre obrigatório.
Os melhores cremes antirrugas do mercado (Atualizado 2018!)
A seguir, vários cremes de sucesso do mercado indicado por médicos e profissionais de estética. Alguns são focados na área dos olhos, ou testa, ou linhas da boca, e a maioria serve para todo o rosto. Consulte seu dermatologista sobre os ativos de cada um deles e saiba qual o melhor para seu caso.
- Creme clareador anti-idade Heliocare Max Defense, da Melora;
- Creme clareador Eucerin Fluido Clareador;
- Retin-A Micro Gel, da Valeant;
- Melora C;
- Derm AHA, da La Roche-Posay;
- Soya Unify, da ROC;
- Prevage, da Elizabeth Arden;
- Sérum Antirrugas Vichy Liftactiv 10 Supreme;
- Creme tensor Endocare Tensage, da Melora;
- Creme tensor Abeille Royale, da Guerlain;
- Renew Clinical Sérum Clareador Facial, da Avon;
- Resveratrol B E, da SkinCeuticals;
- Active Creme Renovador Antissinais Avançado 45+ Noite, de O Boticário;
- Super Restorative Day, da Clarins.