Vitamina A: Benefícios, função, alimentos ricos, deficiência, onde comprar

0
319

Vitaminas mais famosas como a C ou D sempre estão na boca do povo, no entanto outras como a vitamina A são negligenciadas na alimentação, o que é extremamente errado já que ela é muito importante para nossa saúde e traz também benefícios à nossa estética.

Pensando nisso, preparamos um artigo especial falando mais sobre essa vitamina e como ela pode nos ajudar em tantas coisas. Saiba mais!Benefícios da Vitamina A

Função da vitamina A

No organismo, está envolvida em inúmeras funções importantes, como visão, crescimento, formação de músculos, reprodução, funções neurológicas e sistema imunológico.

Além disso, seu consumo em quantidades corretas garantem mais qualidade de vida e longevidade por ser um nutriente com poder antioxidante e anti-inflamatório no nosso corpo.

A vitamina A encontrada em alimentos derivados de animais é a retinol, já é pré-formada e pode ser absorvida diretamente pelo corpo.

A encontrada em frutas e vegetais coloridos é a vitamina A carotenóides, convertida em retinol após ingestão do alimento; por fim, temos o betacaroteno, encontrado em plantas, que precisa ser primeiro convertido em vitamina para assim ser consumido e absorvido pelo organismo.

Benefícios da vitamina A

  • Benefícios da vitamina A a saúde

Nosso sistema imunológico varia de acordo com a quantidade de vitamina A que temos disponível, pois os genes envolvidos respondem melhor de acordo com os níveis da vitamina.

Sendo assim, é essencial para o combate das mais diversas doenças, desde cânceres variados, doenças autoimunes, a simples gripes e resfriados.

Também colabora ativamente para a saúde dos olhos, protegendo a córnea e na ativação ocular quando há luz direta na retina. Sua forma em betacaroteno previne a degeneração macular, que é a principal causa de cegueira relacionada ao avanço de idade.

Além disso, é uma vitamina de ação antioxidante, que atua sobre os radicais livres que causam danos ao organismo; isso evita processos inflamatórios e alérgicos, por exemplo.

Para a saúde dos homens, contribui muito na manutenção dos níveis certos de testosterona, que tem tudo a ver com fertilidade, regulando produção de esperma, assim como libido e disposição diária.

Atua também no metabolismo, melhorando nossa densidade óssea, o que favorece no ganho de massa muscular com mais resistência nos exercícios físicos e menos riscos de lesões.

  • Benefícios da vitamina A a pele

O retinol, um dos derivados da vitamina A, é um ótimo aliado para a saúde da pele, sendo muito usado em tratamento dermatológicos e também uso tópico de cosméticos.

Grande parte dos seus efeitos em forma de produtos e tratamentos incluem renovação celular, esfoliação e ajuda no aumento dos níveis de colágeno.

Sendo assim, com uma rotina saudável com vitamina A, ela previne o envelhecimento precoce, o fotoenvelhecimento, controla mais a oleosidade da pele, como também ajuda a clarear manchas.

Ela também atua sobre peles com acne, reduzindo cravos, espinhas, lesões inflamadas e também suaviza a aparência de cicatrizes antigas. É um dos princípios ativos mais usados para pele! Consulte seu dermatologista e saiba mais sobre a vitamina A.

  • Benefícios da vitamina A ao cabelo

É uma vitamina que também é importante para a saúde dos cabelos, tratando de dentro para fora.

Atua como um nutriente essencial para maior hidratação, com menos ressecamento e opacidade, redução de pontas duplas, combate à queda capilar por conta de envelhecimento precoce e estímulo de crescimento correto.

Pode ser encontrada facilmente em fórmulas de shampoos ou cremes de tratamento, que cuidam de forma externa e trazem benefícios, mesmo que reduzidos; para o caso de tratamentos mais potentes, suplementação alimentar vitamínica pode ser mais indicado pelos dermatologista.

Geralmente, fórmulas conhecidas trazem vitamina A, ácido pantotênico, vitamina B5 e biotina.

Alimentos fontes de vitamina A

A vitamina A é uma vitamina lipossolúvel, ou seja, ela precisa de gordura para ser absorvida pelo corpo, sendo assim é mais encontrada em alimentos que contêm gorduras saudáveis, como óleos vegetais, por exemplo.

Saiba onde você pode encontrar vitamina A: Manga, mamão, caju, goiaba vermelha, cenoura, milho (amarelo), batata doce (amarela), abóbora (madura), moranga, couve, mostarda, espinafre, brócolis, caruru, folhas de beterraba e cenoura, chicória, alface e agrião.

Óleos ricos em pró-vitamina A: dendê e buriti. Em forma de retinol: alimentos de origem animal como vísceras, especialmente o fígado, gemas de ovos, leite integral e seus derivados, como manteiga e queijo.alimentos ricos em Vitamina A

Deficiência de vitamina A

A carência da vitamina pode causar sérios problemas como cegueira noturna (enxergando pouco em locais com luz fraca), aumento de infecções como respiratórias ou intestinais, problemas urinários, redução de olfato e paladar, ressecamento da parte branca dos olhos, inflamações na pele e estresse diário.

Nas crianças, pode afetar o crescimento e desenvolvimento, aumentando risco de mortalidade infantil.

Onde comprar vitamina A?

Hoje em dia é fácil encontrar suplementos vitamínicos à venda em farmácia ou lojas de produtos naturais, inclusive na internet.

Consulte seu dermatologista ou nutricionista caso queira indicação de algum laboratório e também analise a fórmula e dosagem ideal desse suplemento vitamínico que vai atender seus objetivos e saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here