O uso de ácidos cada vez mais vem sendo buscado pelas pessoas que desejam fazer procedimentos estéticos com o objetivo de rejuvenescimento facial, e o ácido hialurônico é um deles.
Ficando atrás apenas da toxina botulínica, vem sendo usado como preenchedor dérmico e em muitos outros cosméticos também. Mas você sabe pra que serve o ácido hialurônico e como usar da melhor forma? Vem com a gente para saber melhor.
O que é ácido hialurônico?
Presente em mais de 50% do nosso corpo, o ácido hialurônico é uma substância que produzimos naturalmente e que se ocupa preenchendo os espaços entre as células, existindo em maior quantidade na pele e nos órgãos.
Ele é um dos principais responsáveis pela sustentação, elasticidade e volume da pele, o que, com o avanço da idade, são características que tendem a diminuir devido a queda da produção desse ácido no organismo. Atualmente, é um dos melhores ácidos quando os quesitos são baixo risco de alergia, segurança da pessoa, tempo de ação e também valor final dos procedimentos.
Para que serve ácido hialurônico?
A substância quando isolada tem função hidratante, preenchedora e viscoelástica, sendo perfeita para aplicações clínicas como cirurgias nos olhos, auxílio de cicatrização, recuperação de feridas e até inserção de fluido entre articulações, evitando doenças como artrite.
Sendo assim, o ácido hialurônico tem grandes funções na indústria química e farmacêutica, sendo vendido no mercado em forma de gel injetável para tratamentos de rugas, remodelagem ou contorno facial ou reposição de volume em determinada parte do corpo; como também em cosméticos e produtos para uso cotidiano.
Benefícios do ácido hialurônico para a pele
- Combate rugas e marcas de expressão;
- Alto poder de hidratação;
- Diminui sinais de envelhecimento;
- Cria volume na pele, revitalizando tecidos;
- Cria contorno perfeito em áreas como boca, mandíbula, entre outras.
Como usar ácido hialurônico?
É possível encontrar ácido hialurônico no mercado em forma de gel injetável, cremes ou também em cápsulas para ação endógena.
-
Produtos com ácido hialurônico:
Existem vários produtos com fórmulas especiais incluindo ácido hialurônico que têm como foco hidratação máxima da pele e reestruturação, capazes de reter volume de água e nutrientes internamente. São alguns produtos redutor de rugas e séruns:
- Anti-Idade Redermic Hyalu C Olhos, La Roche-Posay.
- Tratamento para Olhos Bio-Performance LiftDynamic, Shiseido.
- Sérum 10 Supreme, Vichy.
- Bálsamo Iluminador U.SK Advanced Hydra Acids, Under Skin.
- Hidratante Facial Hydra-Boost Water Gel, Neutrogena.
- Anti-Idade Redermic Hyalu C Olhos, La Roche-Posay.
- Tratamento para Olhos Bio-Performance LiftDynamic, Shiseido.
- Sérum 10 Supreme, Vichy.
- Bálsamo Iluminador U.SK Advanced Hydra Acids, Under Skin.
- Hidratante Facial Hydra-Boost Water Gel, Neutrogena.
-
Produtos de maquiagem com ácido hialurônico
Não só cremes, como também cosméticos como bases, corretivos, batons, entre outros, objetivando bom preparo de pele e acabamento. São alguns:
- Iluminador Flash Luminizer, Dior;
- Base Brightening & Hydrating Foundation, Sephora;
- Batom Christmas Rouge G, Guerlain.
- Procedimentos estéticos e dermatológicos com ácido hialurônico:
- Preenchimento: O tradicional preenchimento com injeções em áreas como ao redor dos olhos, contorno da boca, bigode chinês e também volume nos lábios também pode ter como substância principal o ácido hialurônico, promovendo resultados naturais e de baixo risco de rejeição do corpo, por ser naturalmente produzido por nosso organismo.
- Radiofrequência microagulhada: Através de uma aplicação externa com um instrumento que promove pequenos furos nas camadas mais profundas da pele, esse processo permite uma hidratação mais potente e profunda que estimula também a produção natural de colágeno. Geralmente, é feito em 4 sessões e duram em média 6 meses.
- MD Codes: É um novo tipo de técnica que mapeia pontos específicos do rosto, como abaixo dos olhos, perto das têmporas, mandíbula e queixo; usa o ácido hialurônico visando melhorar os contornos do rosto, assim como no lifting. Oferece resultados que duram um ano ou mais.
Contraindicações do ácido hialurônico
Pessoas que têm sensibilidade à substância não devem usar; pessoas com problemas relacionados à coagulação também não devem entrar em contato com produtos ou fazer tratamentos.
Quem tem doenças de pele, não deve aplicar o produto próximo a áreas inflamadas, infectadas ou com feridas. E também não deve ser injetado em locais onde algum implante permanente foi colocado. Grávidas e lactantes devem obter orientação médica para usar o produto.