Inicialmente usado para o controle e prevenção de hemorragias causadas por cirurgias cardíacas, ortopédicas ou outras de diversos tipos, o ácido tranexâmico também foi descoberto como um excelente aliado para clarear e até eliminar manchas na pele!

Quer saber mais sobre essa função desse medicamento, como usar e todas as contraindicações? Vem com a gente!

Ácido tranexâmico

O que é ácido tranexâmico?

O ácido tranexâmico é uma substância criada para inibir a ação de uma enzima chamada plasminogênio, eliminando possíveis coágulos sanguíneos que podem formar trombose ou outra doença do tipo.

Mas muito além dessa função, descobriu-se que o ácido tranexâmico também ajuda a controlar a produção de melanina, que é justamente a substância em excesso nos casos de manchas na pele, como no melasma, por exemplo.

Manchas de pele são causadas por inúmeros motivos e o ácido tranexâmico vem se mostrando eficaz em diferentes casos apresentando clareamento na pele!

Para que serve o ácido tranexâmico?

Sob a forma de comprimidos, pode ser consumido como forma de prevenção para reduzir os riscos de hemorragias durante cirurgias; também serve para tratar hemorragias associadas a casos de fibrinólise excessiva, que é quando muitos coágulos são destruídos,  o que é prejudicial à saúde.

Além disso, como citamos acima, pode ser indicada por um dermatologista em forma de creme tópico ou em injeções diretas com a substância que vai servir para:

– Tratar de forma eficaz e duradoura manchas na pele, como o melasma, pois ajuda a reduzir a incidência de novas manchas e trata a pigmentação das atuais; em média, reduz de 30 a 90% a aparência das manchas;

– Também ajuda a tratar alguns casos de olheiras, como as olheiras mistas, causadas pela alta pigmentação e vascularização da região dos olhos; ela ajuda a prevenir o escurecimento da área protegendo os raios solares; mesmo não garantindo a cura, ameniza muito a aparência e pode melhorar gradualmente com outros tratamentos.

Como usar ácido tranexâmico na pele?

Deve ser usado somente após indicação do seu dermatologista, pois o ideal é manipular algum creme com a quantidade específica do ácido tranexâmico para seu tipo de mancha. No geral, são fórmulas com 0,4% a 4% de concentração, combinado com outros ativos nutritivos para a pele.

Para usar, basta aplicar o creme no local da mancha e ter cuidado com exposição solar, sempre se protegendo com uso de protetor solar.

Seu médico também poderá lhe indicar sugestões de cosméticos mais simples contendo o ácido na composição que ajudam a suavizar as manchas gradualmente.

Há casos que algumas manchas podem ser tratadas com medicamentos via oral, no entanto isso depende apenas da avaliação que seu médico fará em você.

Saiba que nosso corpo absorve substâncias de forma diferente quando absorvidos pelo organismo em forma de comprimido do que quando absorvidos pela pele, logo isso pode manifestar efeitos colaterais em você, afetando principalmente seu sangue ou circulação sanguínea. Portanto muito cuidado e não se automedique.

Curiosidades: Estudos clínicos comprovam que o produto injetável trouxe melhoras para 66,7% dos pacientes; para quem fez uso tópico, com cremes ou pomadas, trouxe melhoras para 37,5% das pessoas.

Efeitos colaterais do ácido tranexâmico

É um remédio cujos efeitos são geralmente bem tolerados e manifesta alergias ou efeitos colaterais em pouquíssimos casos.

Raramente, poderá acontecer reações gastrointestinais como náuseas, vômitos e dores de barriga, os quais tendem a sumir simplesmente com uma regulagem de dose.

É extremamente proibido que pessoas alérgicas a algum componente da fórmula consuma ou faça uso do creme do medicamento. E também durante a gravidez e amamentação, só pode ser consumido ou usado com aprovação e orientação médica.

Contraindicações do ácido tranexâmico

Este medicamento não deve ser ministrado oralmente por pessoas com hemofilia, principalmente se já fazem tratamento com outro remédio. Também não pode ser tomado por paciente com coagulação intravascular ou com presença de sangue na urina.

E de forma tópica, não pode ser usado por quem tem sensibilidade a algum componente. Em forma de comprimido, pode ser um risco também para quem faz uso de anticoncepcional.

Quem deseja usar apenas com o objetivo de clareamento de pele, os médicos recomendam começar pelo uso tópico, pois é um medicamento forte, é um anti-hemorrágico que pode causar trombose!

Sendo assim, nada de sair tomando qualquer remédio contendo o ácido para sua pele ficar bonita não, ok? Vá no seu dermatologista primeiro para garantir sua saúde antes da beleza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *