Chá Verde: Benefícios, para que serve, como tomar, como fazer, receitas

0
1446

Com certeza você já ouviu falar no quanto o chá verde pode ser bom para sua beleza e até emagrecimento. Mas saiba que esse chá pode oferecer muitos outros benefícios para sua saúde! Quer saber mais sobre ele e como tomar? Continue na leitura!Chá Verde

Para que serve o chá verde?

Originado da planta Camellia sinensis, que também origina o chá preto, o chá verde passa por um processo de escolha e secagem de folhas diferenciado que mantém conservado todos os seus nutrientes e antioxidantes. Sendo assim, é uma das plantas mais ricas da natureza, contendo flavonóides como catequinas, por exemplos, antioxidante super eficaz na nossa saúde.

Já chamado em outras épocas de “bebida dos céus”, o chá verde serve para acelerar o metabolismo, ajuda a quebrar as moléculas de gorduras, melhora a digestão, combate o colesterol e ainda atua protegendo as células neurológicas de doenças degenerativas, além de ajudar no tratamento de inflamações, tumores, entupimento de artérias, evitando infartos e doenças cardíacas. Serve também para quem tem sensibilidade ao café, pois tem efeito semelhante e mais saudável!

Benefícios do chá verde

  • Mais sensação de saciedade: As catequinas presentes no chá verde ajudam na liberação do hormônio leptina, o qual ajuda muito na sensação de saciedade. Sendo assim, consumir chá verde regularmente vai regular seu apetite, evitando que você coma mais do que seu organismo realmente precisa. Sem pecar pelos excessos!
  • Efeito termogênico: As propriedades do chá possuem efeito termogênico, ou seja, deixam seu metabolismo mais ativo e com mais energia. Isso devido aos polifenóis e cafeína presentes na sua composição natural, atuando sobre uma melhor queima de gorduras, transformando-as em energia e evitando que se acumulem no organismo;
  • Antioxidante poderoso: As catequinas do chá verde atuam diretamente nos radicais livres, portanto ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, diabetes, cânceres e evita envelhecimento precoce;
  • Combate colesterol ruim: Aquele colesterol ruim adquirido da má alimentação também pode ser reduzido com os polifenóis do chá, reduzindo as suas taxas no organismo e evitando doenças;
  • Melhora a digestão: Seus complexos bioativos ajudam a melhorar a qualidade da flora intestinal, melhorando absorção de nutrientes e também regulando a atividade do intestino; ele também aumenta a produção de suco gástrico no estômago facilitando ainda mais a digestão.

Chá verde emagrece?

Vamos ao que interessa: Chá verde emagrece mesmo? A melhor resposta para essa pergunta é que ele AJUDA a emagrecer, e não diretamente dizer que EMAGRECE. Todo chá possui propriedades diuréticas, ou seja, ajuda a não reter líquidos e liberar toxinas. Esse efeito também é reforçado no chá verde devido os antioxidantes presentes. E ajuda a emagrecer também por acelerar o metabolismo, fazendo com que você tenha mais pique nas atividades físicas. Sendo assim, o chá verde pode ser um bom aliado no seu processo de emagrecimento sim.

Contraindicações do chá verde

O chá verde deve ser consumido com cautela, caso contrário sua superdosagem pode causar redução na absorção de cálcio e ferro pelo organismo, o que pode ser prejudicial para quem tem problemas ósseos ou sofre de anemia, por exemplo. Pessoas com hipotireoidismo que têm metabolismo acelerado também devem evitar o consumo desse chá. Quanto aos hipertensos, também devem ter cuidado por conta da incidência de cafeína na bebida. Grávidas, crianças e idosos também devem consultar os médicos antes de consumir por conta própria.

Como fazer chá verde?

  • Folhas da planta: Coloque a água para ferver, em seguida coloque um pouco das folhas secas, desligue o fogo e tampe; deixe fazer infusão por 5 a 10 minutos; depois é só deixar esfriar e consumir; adoce se necessário, como preferir. Se desejar fazer em maiores quantidades para ir consumindo durante o dia, coloque num recipiente de vidro ou garrafa térmica e consuma em até 24h para garantir as propriedades da bebida.
  • Em pó: Nesse caso, é só esquentar água, colocar na sua xícara e em seguida misturar o pó instantâneo do chá verde para tomá-lo puro; você também pode misturar em outras bebidas, como vitaminas, se preferir.
  • Gelado: O procedimento para fazer o chá verde é o mesmo. Após deixar em infusão por 5 a 10 minutos, é só coar, esperar esfriar e depois levar à geladeira numa garrafa de vidro. Daí depois que gelar é só consumir durante do dia. Como o chá estará gelado, o corpo demandará de mais calor para equilibrar a temperatura do chá no organismo, podendo acelerar ainda mais seu metabolismo, além de que com um limãozinho ou hortelã fica uma bebida bem refrescante.Como fazer chá verde

Como tomar chá verde?

A quantidade recomendada diária do chá não deve ultrapassar de 600 ml ou 4 xícaras de chá por dia. Nunca tome durante as refeições, pois pode afetar absorção dos nutrientes do seu prato. Não tome altas doses do chá também, pois pode afetar sua saúde causando insônia, gastrite, dentre outros problemas.

Onde comprar chá verde? Preço?

Encontre facilmente chá verde em lojas de produtos naturais, físicas ou online, como também supermercados e farmácias. Pode ser vendido em forma de folhas secas, sachês de chá, pó para misturar em bebidas e também cápsulas de suplementos naturais. Os preços variam de acordo com a marca do produto e região também, custando em média de R$15 a R$50 reais o pote.

Receitas com chá verde

  • Com hibisco: Para reforçar os efeitos para emagrecimento, o hibisco é um bom aliado! Sendo assim, ferva a água, desligue o fogo, coloque um sachê de cada chá ou uma colher de cada chá em pó, deixe em infusão por até 10 minutos, depois é só coar e beber em seguida.
  • Com gengibre: O gengibre ajuda a acelerar o metabolismo ainda e é cheio de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias! Sendo assim, ferva a água com pedaços de gengibre dentro, desligue o fogo, coloque o sachê ou pó do chá verde, deixe agir por até 10 minutos, depois é só coar e beber em seguida.cha verde com gengibre

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here