Todo tipo de cabelo precisa de uma rotina de cuidados específicos diários, independente se o cabelo é virgem ou se passou por procedimentos químicos ou não. Essa rotina de reposição e manutenção de umidade e nutrientes dos fios é chamada de cronograma capilar e é sobre isso que falaremos melhor hoje!mulher feliz

O que é cronograma capilar?

Cronograma capilar são cuidados que ajudam a manter os cabelos saudáveis, brilhosos, bonitos, maleáveis, respeitando o formato natural dos fios e repondo nutrientes perdidos por poluição, químicas, água quente, secador, chapinha, etc.

É uma sequência de cuidados em forma de tabela para os cabelos que envolvem Nutrição, Reconstrução e Hidratação, não necessariamente nesta ordem. A rotina que divide quando e quanto cada um desses passos será feita baseada no tipo de cabelo da pessoa e dos objetivos dela com esses tratamentos. O cronograma capilar oficial, também conhecido como padrão, envolve 8 hidratações, 3 nutrições e 1 reconstrução ao mês. Para cada etapa do cronograma, uma máscara é indicada. Confira a seguir:

Máscaras de hidratação

Parte do cronograma focada em repor a umidade da fibra capilar, devolvendo efeito de maciez, maleabilidade e suavidade natural dos cabelos. Geralmente, contêm em sua composição:

São alguns produtos famosos: TRESEMMÉ HIDRATAÇÃO PROFUNDA / HASKELL MANDIOCA / ELSEVE HYDRA-MAX COLÁGENO / HASKELL JABORANDI / PANTENE PRO V HIDRATAÇÃO INTENSA / NATURA EKOS CASTANHA/ ELSEVE ARGININA RESIST / KANECHOM ALOE VERA / HEAD & SHOULDERS HIDRATAÇÃO / ACQUAFLORA ANTIOXIDANTE / LOLA MORTE SÚBITA .

Máscaras de nutrição

Parte do cronograma focada em fazer a reposição lipídica (oleosidade natural) na fibra capilar, devolvendo efeito de sedosidade e brilho aos fios; eliminando também frizz, dando peso aos fios; pode ser feita junto com tratamentos de umectação. Geralmente, contêm em sua composição:

São alguns produtos famosos:  DOVE ÓLEO NUTRIÇÃO / REDKEN CURVACEOUS / KERASTASE ELIXIR ULTIME / SILICON MIX BAMBU / L´ORÉAL PROFESSIONNEL MYTHIC OIL MASQUE / L’ORÉAL PROFESSIONNEL ABSOLUT CONTROL / PANTENE FUSÃO DA NATUREZA / ELSEVE ÓLEO EXTRAORDINÁRIO / KÉRASTASE NUTRITIVE / LEE STAFFORD HAIR GROWTH / SCHWARZKOPF PROFESSIONAL BC BONACURE OIL MIRACLE.

Máscaras de reconstrução

Parte do cronograma responsável pela reposição de massa, das proteínas da fibra capilar, repondo a força, estrutura do fio e incentivando o crescimento de fios mais saudáveis. As mais eficazes podem conter pelo menos dois dos componentes reconstrutores abaixo:

São alguns produtos famosos: ELSEVE ARGININA RESTITUIÇÃO DE MASSA / L’ORÉAL PROFESSIONNEL ABSOLUT REPAIR / KÉRASTASE RESISTANCE / WELLA REPAIR MASK / SEDA RECONSTRUÇÃO INSTANTÂNEA / BIO EXTRATUS QUERAVIT / REDKEN EXTREME STRENGTH BUILDER / TRESEMMÉ RECONSTRUÇÃO E FORÇA / ELSEVE REPARAÇÃO TOTAL 5 / L’ORÉAL PROFESSIONNEL PRO-KERATIN / DOVE RECONSTRUÇÃO COMPLETA.

Passo a passo: Como fazer cronograma capilar?

Antes de tudo, entenda a importância da dedicação na rotina do cronograma capilar. Você deve ter os produtos ou misturas caseiras ideais em mãos para intercalar nos dias de uso e deve respeitar a rotina indicada para seu cabelo, como uma agenda de tratamentos a seguir.

O formato em tabela é a melhor forma de executar o cronograma capilar, pois diz o que fazer com o cabelo em determinado dia da semana, como num calendário de compromissos com seu cabelo.

Confira abaixo uma tabela completa de diferentes cronogramas de acordo com os danos dos cabelos:

Cronograma capilar

Cronograma capilar para cabelos muito danificados

Para recuperar cabelos muito danificados, pode ser necessário uma rotina mais bem adaptada focada em hidratar e nutrir antes de reconstruir, pois de nada adianta repor a massa do fio se ele está sem estrutura para receber as proteínas. Sendo assim, o primeiro mês poderá contar com apenas 1 reconstrução; já a partir do segundo mês, podem ser necessários de 2 (a cada 15 dias) a 3 reconstruções (somente se muito necessário).

Muito cuidado com as quantidades corretas de produtos nas reconstruções, pois mesmo em cabelos muito danificados o efeito pode ser reverso, deixandos os fios rígidos e pesados com excesso de reposição protéica. O uso acima de 2 vezes por mês é indicado apenas para casos de tratamentos intensivos contra fios elásticos, que necessitam recuperar mais de 80% de massa capilar.

Excelentes produtos para cronograma capilar

A Salon Line é uma das marcas queridinhas que apostam numa gama de produtos completa para todas as etapas do cronograma capilar.

Cronograma capilar salon line

Também conhecido como CronoLola, a  Lola também oferece uma gama variada e completa para o cronograma capilar.

 

A Haskell conta com um kit completo de produtos para um cronograma capilar poderoso, é o Kit CronoPower! No kit vem 1 shampoo, 3 máscaras e um leave-in. Ele promete cabelos renovados em 4 semanas de uso, seguindo um cronograma capilar padrão.

O kit ainda pode ser adaptado em cronogramas diferentes para cabelos cacheados, quimicamente tratados e ressecados. Confira:

Cronograma capilar Haskell cacheado Cronograma capilar Haskell quimicamente tratado

A Forever Liss apresenta diferentes linhas de produtos para combinações especiais para vários desejos. Um dos mais famosos é a combinação de produtos do Cronograma Capilar Mulher Maravilha Forever Liss.

 

Uma excelente opção que une qualidade a valores bem acessíveis, a marca Skala também possui diferentes produtos que vão deixar seu cabelo mais bonito e saudável depois do cronograma capilar.

 

Cronograma capilar caseiro

Pra quem quer economizar e também aproveitar de ingredientes caseiros, aqui vão algumas sugestões de produtos para receitas caseiras para cada parte do cronograma:

Misturar esses produtos com as máscaras que você tem em casa podem ajudar a acelerar os resultados.

Antes e depois do cronograma capilar

E aí, curtiu as dicas? Cada cabelo é de um jeito e recebe os nutrientes de forma diferente, mas para cada um há um cronograma capilar ideal. Confira abaixo diferentes resultados do antes e depois de um cronograma capilar bem seguido após 1 mês:

Antes e depois do cronograma capilar 01 Antes e depois do cronograma capilar 02

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *