Óleo de Argan: Para que serve? Benefícios, Melhores Marcas e mais!

0
64

Tá no shampoo, no reparador, na loção de barba, no produto para a pele também, tá em todo lugar! O óleo de argan nunca foi tão utilizado nos tratamentos cosméticos, até mesmo você já deve ter usado.

Mas você realmente sabe quais os benefícios que esse poderoso óleo natural oferece? Como usar da forma correta? Vem saber então!

Óleo de Argan

O que é óleo de argan?

Óleo de argan é um óleo natural de altíssima qualidade extraído da planta Argania spinosa, de origem marroquina, considerado raro.

Há séculos os marroquinos usam esse óleo natural, mas de alguns anos para cá ele se popularizou por todo o mundo depois que seus benefícios ficaram conhecidos, e atualmente está presente nos mais variados produtos cosméticos de cabelo e pele.

Além de óleo de argan, pode se apresentar nas composições dos produtos pelo nome de óleo marroquino ou em inglês “morrocan oil”.

Para que serve óleo de argan?

O óleo de argan tem uma composição rica em ácidos graxos essenciais, como ômega 6 e ômega 9, sendo importantes na recuperação de lipídios quando usado como cosméticos, tanto no cabelo quanto na pele.

Possui propriedades que combate também os radicais livres, atuando como antioxidantes e antienvelhecimento precoce.

Por conta dessas utilidades, o óleo de argan serve como componentes em progressivas, alisantes, bombas de tratamento de hidratação e proteção capilar, óleos corporais, cremes antirrugas, loções revitalizantes, condicionadores intensivos e também esmaltes para recuperação de unhas danificadas.

Benefícios do óleo de argan puro

  1. Para o cabelo:

  • Ajuda a abaixar o frizz de fios ressecados e arrepiados;
  • Controla os fios mais rebeldes;
  • Possui antioxidantes e vitaminas naturais que melhoram a elasticidade dos fios;
  • Oferece um lindo brilho aos fios;
  • Renovam os danos causados nos fios por conta de calor, sol, vento, excesso de químicas e afins;
  • Muito indicado para cabelos afros ou ressecados;
  • Contém nutrientes essenciais para a saúde capilar, como tocoferol, ácido fenólico, carotenos e ácidos graxos essenciais;
  • Reduz as pontas duplas;
  • Protege os cabelos de danos térmicos, de antigos e futuros;
  • Também é indicado para cabelos oleosos quando usado em poucas quantidades, pois não deixa resíduos depois que é absorvido.

Como usar:

Deve ser um uso leve e responsável, pois os excessos podem entupir os poros do cabelo. Para usar como nutrição, aqueça um pouco do óleo por 5 segundos no microondas e massageie os cabelos, deixando agir por 1h.

Não precisa enxaguar se for cabelo cacheado ou crespo. Também utilize como reparador de pontas no dia a dia, antes de entrar na piscina ou para proteger o cabelo do sol, apenas com algumas gotas espalhando na mão e aplicando sobre os fios. Misture um pouco no seu creme de pentear se desejar modelar cachos.

  1. Para a barba:

  • Oferece alto poder de hidratação para os cabelos da barba que são mais grossos e ressecados;
  • Quando usado em forma de condicionantes ou loções nutritivas renovam o aspecto saudável da barba;
  • Combate a opacidade de uma barba sem vida;
  • Combate o ressecamento.

Como usar:

Depois do banho, enxugar bem a barba e deixá-la seca. Espalhe algumas gotas do óleo nas mãos e aplicar por toda a barba, sem exageros para não causar oleosidade ou acne.

  1. Para a pele:

  • Serve como um potente hidratante para peles ressecadas;
  • Tem efeito antioxidante para combater radicais livres que aceleram o envelhecimento;
  • Regula o pH da pele, evitando desde doenças a sinais de envelhecimento;
  • Usado em tratamentos para regular oleosidade da pele;
  • Pode ajudar a tratar irritações, queimaduras e alergias na pele;
  • Ajuda no tratamento de estrias;
  • Tem propriedades que restauram as camadas da pele, devolvendo firmeza e elasticidade.

Como usar:

Use apenas cerca de 3 a 5 gotinhas para hidratar a pele. Se comprou algum produto anti-idade ou hidratante contendo o óleo de argan, use de acordo com as instruções da embalagem; a concentração da substância nesses produtos varia de 2 a 10%, variando de acordo com seu tipo de pele. Use moderadamente.

Marcas de óleo de argan

  1. Ouro marroquino Vita Seiva

Alguns dos produtos com óleo de argan mais difíceis de encontrar, justamente porque acaba logo nas lojas, são estes da linha Ouro Marroquino da Vita Seiva. Ele oferece um lindo brilho aos fios, deixando-os mais sedosos, fáceis de pentear, macios e pode ser usado diariamente.

Ouro marroquino Vita Seiva

  1. Moroccanoil Treatment Light

Já o óleo de argan da Moroccanoil é indicado para cabelos mais finos e claros, com estrutura frágil. Oferece benefícios como evitar ressecamento, frizz e deixa sedoso e mais fácil de pentear.

Não deixa os fios pesados e protege os fios de radicais livres, além dos efeitos externos como sol e vento.

Moroccanoil Treatment Light

  1. Inoar Argan Oil

Outra marca muito boa é a Inoar, que tem um sérum protetor dos fios com óleo de argan. Traz soluções a curto e longo prazo para os fios, deixando-os saudáveis, mais brilhosos, cheios de vida, nutridos e reparados.

Perfeito para cabelos que passaram por químicas pesadas e precisam de recuperação, pois é rico em vitaminas e ácidos graxos.

Inoar Argan Oil

  1. Advance Techniques Óleo Hidratante Argan e Coco Avon

Essa linha da Avon é muito conhecida por seus produtos bons, e este é um deles. A combinação de argan com coco é muito benéfica aos fios, pois traz nutrição e hidratação com resultados imediatos. Destaque para as vitaminas B5 e E, trazendo força, brilho e maciez aos fios.

Advance Techniques Óleo Hidratante Argan e Coco Avon

  1. Forever Liss Argan Oil

A Forever Liss também seu óleo de argan em forma de um produto multifuncional para todo tipo de cabelo, oferecendo hidratação, leveza e maciez. Perfeito para evitar frizz e pontas duplas, tanto em cabelos lisos quanto crespos.

Também contém vitamina E, ideal para combater envelhecimento capilar e dar mais resistência!

Forever Liss Argan Oil

Preço do óleo de argan

Você pode encontrar óleo de argan em diferentes formas de produtos, desde um reparador de pontas capilar a um composto anti-idade para aplicar no rosto. Portanto, os preços variam, de acordo com tamanhos, medidas e apresentações. No geral, varia de R$20 a R$150 reais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here