Muito confundido com o creme de pentear, o leave in é um produto de finalização nos cuidados diários com os cabelos que pode fazer a diferença. Se você não usa ainda ou usa, mas não conhece os benefícios, entenda o que o leave in faz nos cabelos a seguir e conheça ótimas marcas para investir no seu.

Leave in

O que é leave in?

Para entender melhor e não esquecer mais, saiba que a expressão leave in, do inglês, significa “deixar em”, sendo assim um leave in é qualquer tipo de produto de cuidados que pode ser deixado nos cabelos, dispensando lavagem depois (como shampoo e condicionador, que devem ser enxaguados, por exemplo).

A principal diferença entre leave in e creme de pentear é o tempo de ação nos cabelos; enquanto que o creme de pentear facilita na hora de desembaraçar os fios, o leave in tem efeito de tratamento e é disciplinador, portanto por mais que ambos possam ficar nos cabelos sem precisar lavar depois, são produtos diferentes sim.

O ideal é passar primeiro o creme de pentear para desembaraçar e depois finalizar com o leave in.

Para que serve? O que ele faz no cabelo?

O leave in é um produto de ação instantânea, ou seja, na mesma hora que passa, os efeitos já podem ser notados, e dependendo da qualidade do produto usado, a durabilidade desses efeitos é maior, tendo uma ação prolongada.

Estes cuidados podem ser hidratantes, nutritivos, redutores de volume ou de frizz, reparadores, proteção do calor do secador ou chapinha, protetor solar para o fios, dentre outros efeitos positivos.

Existem leave ins para todos os tipos e texturas de cabelos, dos mais lisos aos mais crespos, dos mais finos aos mais encorpados.

Ótimas marcas de leave in

  1. Leave in Ultra Hidratante Monoi & Argan Nativa SPA – O Boticário

A linha Monoi & Argan da O Boticário é sensacional e o seu leave in não fica para trás. É um ótimo produto com cheirinho delicioso de alto poder nutritivo e hidratante para alinhar e domar os cabelos mais loucos!

Pode até ser usado por cabelos lisos e finos, pois não é pesado. Indicado também para proteger os fios de quem usa muito secador ou chapinha.

Leave in Ultra Hidratante Monoi & Argan Nativa SPA - O Boticário

  1. L’Óreal Absolut Repair

Este leave in da L’Óreal é muito conhecido por controlar bem e proteger os fios, principalmente pontas danificadas.

Contém um ativo chamado Neofibrine, composto por ceramidas, a qual é ideal para tratamentos de cabelos sensíveis e que precisam de nutrição. Este produto também tem na sua fórmula proteção solar e silicone.

L’Óreal Absolut Repair

  1. Leave in Protetor Térmico Advance Techniques Avon

Esta linha da Avon é muito benéfica aos cabelos que precisam de reparo intenso e manutenção no dia a dia. Com uma textura bem suave, não deixa os fios pesados, então é indicado tanto para as cacheadas quanto para as lisas.

O efeito protetor térmico se destaca, protegendo o cabelo do secador e chapinha e também na finalização após usá-los. Produto com valor super acessível e de altos benefícios.

Leave in Protetor Térmico Advance Techniques Avon

  1. Leave in Cc Cream Maria Natureza Brilho Gloss Salon Line

Este produto possui 10 utilidades em 1 só, que são: Hidratação, Reparação Profunda, Cabelos Desmaiados, Antifrizz, Proteção Térmica, Brilho, Selagem das pontas, Cutículas seladas, Desembaraço, Toque acetinado e Maciez.

É totalmente natural, com ativos de jasmim, hibisco, flor de lótus, e nada de químicas ou sais. Como sabemos, a Salon Line não deixa a desejar com seus produtos, então este com certeza é um “must have”.

Leave in Cc Cream Maria Natureza Brilho Gloss Salon Line

  1. Leave in Haskell Cavalo Forte

Esta linha da Haskell é famosa pelos benefícios à força, brilho e crescimento dos cabelos, portanto o leave in há de ser ótimo.

Ele contém biotina, pantenol e queratina na fórmula, oferecendo um efeito reparador de alta qualidade nos fios a longo prazo, já que não precisa enxaguar. Eles recomendam usar a linha completa para melhor efeito.

Leave in Haskell Cavalo Forte

  1. Leave in Day by Day Térmico Truss

A Truss é uma das marcas profissionais mais queridinhas, então seus produtos leave ins são excelentes. Este, por exemplo, ajuda a pentear com mais facilidade, cuida da estrutura dos fios e protege de calor e efeitos externos.

Ele nutre onde está mais fragilizado, recuperando elasticidade, brilho e maciez, sem deixar os fios pesados ou oleosos. Pode ser usado no dia a dia ou durante a noite para conferir os resultados pela manhã.

Leave in Day by Day Térmico Truss

Melhor leave in para cabelos cacheados

Os melhores leave ins para cabelos cacheados são os com efeito hidratante e disciplinador, pois facilita na formação dos cachos, mantendo-os formados por mais tempo, reduzem o frizz e conferem o volume certo ao seu cabelo, sem cachos loucos e deformados.

Algumas sugestões de marcas focadas nos cabelos cacheados são: Kerástase, Joico (Linha Curl), Yenzah, Salon Line (Linha #TodeCacho) e Origem. Alguns vêm com o nome de definidor ou ativador de cachos, que nada mais são leave ins que podem ficar atuando nos fios por mais tempo.

Como usar leave in da forma correta?

Não tem nenhum segredo para usar leave in no dia a dia. É um produto que pode finalizar a sua lavagem de cabelos como também fazer parte do controle dos fios na manhã que você acorda, por exemplo; podendo ser usado tanto nos fios úmidos quanto secos, vai depender da sua necessidade.

Se preferir usar após o banho, tire o excesso de água e aplique uniformemente pelos fios; e para controlar cachos ou frizz com os cabelos secos mesmo, aplicar da mesma forma.

Importante não aplicar diretamente na raiz, e sim superficial no topo da cabeça; dê preferência ao meio e pontas dos cabelos para aplicação.

Quanto à quantidade, nada de exagerar para não pesar os fios nem gastar produto, pois em pouca quantidade bem espalhado pelos fios já é o suficiente.

Como fazer um leave in caseiro?

Aprenda a fazer um leave in caseiro para auxiliar nos cuidados do dia a dia!

Você vai precisar de:

Como fazer:

Apenas misture todos estes ingredientes no borrifador e está pronto. Quando for aplicar, sacuda bem e borrife o produto por todo o cabelo, penteando suavemente em seguida. Não aplique muito, senão os óleos vão pesar nos fios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *