O óleo de cártamo é rico em vitaminas e traz muito benefícios a saúde e beleza, continue a leitura para saber tudo sobre ele:

Óleo de cártamo

O que é o cártamo

O cártamo é uma planta nativa do Oriente Médio, com melhor sobrevivência em climas mais secos.

É uma planta cujo óleo é extremamente rico em nutrientes que fazem bem à saúde, e também vem sendo usada cada vez mais como suplemento alimentar e aliado nos processos de emagrecimento.

Em sua composição, podemos encontrar ômega 6 e ômega 9, que são ácidos graxos importantes para a boa função do cérebro, sistema nervoso e sistema cardiovascular; sua fórmula contém vitamina E, famosa por seus efeitos antioxidantes; também é um aliado contra o colesterol alto, pois possui fitoesteróis que ajudam a diminuir; também contém vitamina A e vitamina K na composição.

Além disso, tem altas concentrações de ácido linoleico e oleico, que são responsáveis por uma pele mais saudável, cabelos protegidos, aceleram a cicatrização, e também quando associado a exercícios físicos, pode ser o melhor aliado contra gordura localizada e aumento de massa magra.

Benefícios do óleo de cártamo

Óleo de cártamo emagrece mesmo?

Os efeitos do óleo de cártamo atuam diretamente sobre a sensação de saciedade na hora da alimentação. Quem toma regularmente a substância tende a sentir menos fome, se alimentando com menos frequência, além de ficar satisfeita mais rapidamente durante uma refeição.

Além disso, o óleo cria uma capa no estômago que faz com que o alimento seja digerido por mais tempo, o que envia sinais de satisfação por mais tempo ao cérebro. Sendo assim, esses efeitos quando aliados a exercícios físicos e uma dieta nutritiva e balanceada ajudam sim a emagrecer.

Quanto ao efeito do óleo sobre gordurinhas localizadas, isso ainda não pode ser comprovado.

Sabe-se que o ômega 6 presente na composição ajuda a reduzir a gordura visceral, que ficam ao redor dos órgãos para manutenção de calor; essa redução é importante, pois o acúmulo desse tipo de gordura costuma causar doenças severas nos órgãos.

Efeitos colaterais do óleo de cártamo

O óleo de cártamo é extremamente benéfico e não faz mal à saúde, porém seu consumo inadequado e sem limites causa alguns efeitos colaterais negativos, a curto e longo prazo, tais como:

Sendo assim, para evitar estes e outros problemas na sua saúde, consulte um médico antes de começar a consumir a substância, assim você aprende a como e quanto tomar da forma correta, para aproveitar 100% os benefícios do óleo.

E mesmo não havendo contraindicações do produto, recomenda-se que gestantes, lactantes, idosos e crianças procurem antes orientação médica.

Como tomar óleo de cártamo?

Geralmente, a quantidade recomendada é de 9 g por dia. E você pode consumir de diferentes formas, como na forma líquida numa salada ou em diferentes receitas com outros alimentos* ou ingestão de cápsulas de suplemento.

* Lembrando que, quando usado na alimentação, é importante não aquecer o óleo, pois o calor desfaz as moléculas do óleo e tende a formar gordura saturada, o que faz mal ao nosso organismo.

Óleo de cártamo em cápsulas

Você também tem a opção de consumir óleo de cártamo em formato de cápsulas, podendo encontrar em diversas farmácias ou lojas de produtos naturais.

Geralmente, são produtos que já vêm nas doses corretas, prontas para consumo da forma mais prática. Algumas das principais marcas que produzem o óleo de cártamo em cápsulas são Probiótica, Herbarium, Vital Natus, entre outras.Óleo de cártamo em capsulas

Óleo de cártamo com vitamina E

Geralmente, o óleo de cártamo contém 30% de vitamina E em sua composição. A presença desta vitamina é de extrema importância no óleo, pois potencializa a ação do ômega 6 e ômega 9, com seus efeitos antioxidantes e benéficos à perda de peso.

Além disso, vitamina E faz bem para a saúde de outras formas, pois protege as membranas celulares contra ação de radicais livres, também previne doença cardiovasculares, cuida da pele, da saúde óssea, do sistema imunológico e muito mais.

Óleo de cártamo e chia

Outra combinação muito comum no mercado de suplementação é o óleo de cártamo em parceria com a chia.

Essa dupla possui uma combinação de efeito emagrecedor, repleto de propriedades que ajudam a acelerar o metabolismo das gorduras, transformando gordura parada em energia.

Consequentemente, auxilia no controle da obesidade e também na perda da gordura da área abdominal.

Além disso, a chia ajuda a prolongar sensação de saciedade, ajuda a regular pressão arterial, como também cuida de inflamações e dores. Dupla perfeita!

Preço do óleo de cártamo

Existem muitas opções do mercado, com diferentes fórmulas e também diferentes quantidades de cápsulas.

Sendo assim, varia de R$12 reais nas versões mais simples e em pouca quantidade, a R$130 reais, em versões mais completas, com combinações poderosas e também em mais quantidade de cápsulas.

Vale a pena pesquisar e pedir indicações do seu médico antes de sair comprando em qualquer farmácia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *