Entre aumentar e diminuir as mamas, o mais popular é ver as mulheres desejando seios mais fartos e que atraiam a atenção de todos. Mas para um grupo específico de mulheres, isso já se torna um problema: ter, por natureza, mamas volumosas pode ser desagradável para a saúde e para a autoestima.

A redução de mamas, nesses casos, se torna uma alternativa importante.

Redução de mama

Como é feita a redução de mama

Com tudo isso em mente, agora basta saber como se realiza a cirurgia de mamoplastia redutora. O procedimento é bastante simples, já iniciando com o tipo de anestesia que pode ser tanto a peridural com sedação como geral.

O cirurgião plástico define qual será a técnica mais adequada para realização da cirurgia ainda em consulta prévia com a paciente (os tipos de cicatrizes que foram comentadas anteriormente).

A incisão é feita conforme a técnica proposta – mas todas acabam envolvendo a parte inferior da mama, saindo da base – de modo a retirar o tecido mamário, gorduroso e a pele de uma determinada região da mama.

Após essa retirada, o médico reposiciona o mamilo e a aréola em uma posição mais alta, remodelando a mama no formato de cone – a forma natural do seio. Os pontos podem ser externos ou o cirurgião plástico poderá utilizar cola cirúrgica para evitar cicatrizes.Como é feita a redução de mama

 

Redução de mama masculina

Nos homens, as mamas podem sofrer um aumento de tamanho por diversas causas. Um exemplo bem comum é no desequilíbrio hormonal ou mesmo no acúmulo exagerado de gordura.

Esta condição no sexo masculino é chamada de ginecomastia.

Cicatriz da redução de mama

A cirurgia de redução de mama pode se dar de diferentes técnicas. A mais comum é a do “T” invertido, mas ainda existe a cicatriz em “L”, a periareolar e a vertical. A decisão do tipo de cirurgia de mamoplastia irá depender do tamanho e do grau de flacidez dos seios da paciente.

É interessante afirmar que todas as cicatrizes passam pelas fases imediata (em que são pouco visíveis, com reação discreta aos pontos ou curativo), fase intermediária (do primeiro ao décimo segundo mês – com certo espessamento da cicatriz e mudança na tonalidade) e a fase tardia (que se dá a partir de 1 ano e 1 ano e meio – a cicatriz fica mais clara e menos consistente).

Existem pacientes que ficam com cicatrizes bem mais visíveis do que outras, principalmente quem tem pele clara.

Redução de mama com silicone

Há possibilidades de realizar a redução de mama e colocar prótese mamária com silicone, em especial em mulheres que já sofrem com a queda dos seios (ptose), perda do volume e sobra de pele – o que geralmente acontece após os 40 anos.

Para evitar esses problemas, a retirada do tecido mamário é realizada para implantar uma prótese no lugar, permitindo que haja um resultado satisfatório por longos anos. Como há menor volume de tecido mamário, estudos sugerem que o risco de desenvolvimento de câncer de mama é mínimo nessas mulheres.

A escolha da prótese será feita conforme a prioridade da estética para a paciente. Os benefícios são vários: melhora a qualidade de vida, evita a flacidez causada pelos efeitos da gravidade, diminui as dores na cabeça, pescoço e coluna, sem contar que há correção de postura e aumento da autoestima.

Fotos antes e depois

A redução de mama proporcionará um resultado definitivo entre 1 ano e 1 ano e meio. É nesse período que os seios atingirão seu aspecto definitivo em termos de cicatrização, forma, consistência, sensibilidade e volume.

É possível encontrar exemplos entre celebridades que decidiram tanto por questão estética como por saúde a fazer a redução mamária:

Preço da redução de mama

O primeiro ponto da redução de mama, conhecida também como mamoplastia redutora, é o seu custo. Muitos fatores afetam o preço final de uma cirurgia que, para muitos, é vista somente como estética, mas na verdade pode evitar muitos problemas de saúde.

De toda forma, há uma média de valores para a cirurgia de redução de mama estimada em R$ 5.000,00 a R$ 9.000,00.

Recuperação

Existem alguns cuidados simples que a paciente deve prezar depois da cirurgia de redução de mama. É recomendado que se evite o esforço físico e movimentação excessiva dos braços (evitando, principalmente, em erguê-los acima da altura do ombro) para que não machuque a área, que estará sensível da cirurgia.

Por sorte, o pós-operatório da mamoplastia redutora não tem relatos de muita dor, mas sempre existe o desconforto que pode aumentar se a mulher não se cuidar adequadamente.

É importante respeitar o tempo da permanência do curativo sugerido pelo cirurgião plástico. Será também necessário o uso de um sutiã pós-operatório por pelo menos 30 dias, pois ele terá a função de manter os tecidos no lugar e favorecer a cicatrização.

Caso o volume retirado das mamas foi demasiado, o médico poderá colocar drenos de modo a evitar hematomas e acúmulo de líquidos e sangue.

Exercícios para redução de mama

Alimentar-se bem e praticar determinados exercícios podem auxiliar na diminuição das mamas: o objetivo é tonificar os músculos e reduzir o consumo de calorias. Se há excesso de gordura na região, os exercícios irão eliminar o problema e ajudar na redução mamária.

Os exercícios mais indicados para redução de mama são:

Para mulheres que sofrem com constantes dores nas costas e no pescoço, além de caminhar já com o tronco curvado, podem partir para a cirurgia de redução de mama.

Em geral, a alta para cirurgia de redução de mama acontece em um dia.

4 respostas

  1. Ooie boa tarde meu nome é Makelly Juliani de Castro Vieira, tenho 22 anos sou mãe de três crianças.
    Meus seios caíram bem rápido já com o começo da amamentação da minha primeira filha. Agora depois dos três terem mamado os meus seios estão bem caídos e flácidos.
    Queria opta pela cirurgia de redução de mama. O meu pescoço dou muito minha linda coluna já está ficando bem torta e já caminho curvada, minha alto estima está bem baixa queria sabe o que vocês acham dessa minha decisão?
    Dês de já obrigado

    1. Oi Makelly, seu o tamanho dos seus seios já está de dando tantos problemas de coluna, realmente é indicado para você. O que muitas mulheres fazem é retirar o excesso e colocar o silicone para levar e dar forma. Na minha opinião você realmente deve fazer, principalmente se está afetando sua autoestima. Mas procure um médico de confiança para saber o melhor para seu caso e caso faça, vem contar para nós. Boa sorte!

  2. bom dia, amei a orientação dessa reportagem a respeito das mamas, pois tenho vontade de fazer redução de mamas mas tenho medo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *