A flacidez da pele é uma realidade que muitas pessoas enfrentam por diferentes fatores, desde envelhecimento precoce causados por problemas emocionais ou maus hábitos, até emagrecimento, pós-gravidez ou simplesmente por ser um sintoma do avanço da idade do qual ninguém está livre.

Basicamente, a flacidez vem à tona quando há a diminuição da quantidade de fibras de colágeno e elastina na pele, que são as proteínas que sustentam os tecidos internos e externos.

E a notícia boa é que, com os cuidados certos, todos esses tipos de flacidez podem ser evitados! Saiba mais a seguir!

Como evitar flacidez

Como evitar flacidez precoce?

A flacidez precoce surge quando fatores estimulam o envelhecimento antes da hora da nossa pele.

São alguns desses fatores externos a exposição solar excessiva e o cigarro, e também fatores internos como alterações hormonais, que acabam desregulando a produção das proteínas da pele e refletindo em flacidez e manchas.

Para evitar que a flacidez chegue mais rápido e de forma precoce, adote os hábitos a seguir:

  1. Evite a exposição solar excessiva:

Os raios ultravioletas acabam com nossa pele, até nas camadas mais profundas, matando todo nosso colágeno que dá firmeza e sustentação na pele. Sendo assim, evite ficar muito ao sol, e quando ficar, uso protetor solar para minimizar os danos.

  1. Faça exercícios físicos:

Sim, malhar regularmente fortalece e tonifica a musculatura, preserva a firmeza das fibras musculares e também da pele.

Se você tende a ter flacidez em determinadas partes do corpo, como pernas, glúteos ou barriga, procure focar os exercícios nessas áreas. E não é malhar uma vez ou outra, ok? A constância dos exercícios que evita a flacidez.

Considere também exercícios aeróbicos para equilibrar e ajudar no controle de peso. Manter o peso em dia é muito importante para evitar efeito “sanfona”, em que se engorda ou se emagrece num curto espaço de tempo e isso causa flacidez com certeza.

Conte com um profissional de educação física para lhe orientar sobre os melhores exercícios localizados.

  1. Tenha uma boa alimentação:

Nossa aparência física reflete tudo aquilo que comemos, portanto não é diferente para evitar a flacidez.  Coma bastante alimentos ricos em antioxidantes que evitam acúmulos de toxinas no corpo capazes de prejudicar a pele.

Insira a gelatina na sua dieta, que é uma excelente fonte simples de colágeno e ajuda a controlar a vontade por doces.

Considere também ingerir cápsulas de suplemento natural com colágeno na composição, assim reforça ainda mais sua rotina de nutrição.

Conte com um nutricionista para montar um cardápio rico e nutritivo, com as vitaminas e proteínas certas para mandar flacidez precoce para longe.

  1. Não fume!

É uma relação direta: Se você não quer envelhecer mais cedo, pode esquecer o cigarro na sua vida. O cigarro mata aos poucos nossa pele, dificultando cada vez mais a chegada de nutrientes nas camadas mais profundas.

Toda a química presente no cigarro leva à formação de rugas, pele flácida, ressecada e sem viço.

  1. Hidratação

Boa parte da elasticidade e viço da nossa pele se dá pela quantidade de água que temos no corpo! Portanto, beber água não somente faz bem para funções do organismo, como também cuida da sua pele e te deixa mais jovem por mais tempo.

Além da hidratação interna, através de líquidos, a hidratação externa também é importante através de cremes hidratantes e óleos essenciais para hidratar e nutrir a pele.

Como evitar flacidez após emagrecimento?

Seja após um brusco efeito “sanfona”, onde houve uma perda repentina de peso, ou após alguma cirurgia que levou à perda rápida de vários quilinhos, é praticamente inevitável que a flacidez não apareça, pois ocorre uma perda de capacidade de retração das fibras elásticas. Mas calma, que dá para evitar e tratar também!

  1. Coma mais alimentos ricos em vitaminas C, que são frutas e verduras nas cores vermelhas e laranja.
  2. Faça consumo de colágeno, tanto na alimentação como em forma de suplementação.
  3. Invista em tratamentos estéticos que envolvem cremes dermatológicos, terapias, uso de aparelhos em sessões especiais para ir tratando a flacidez gerada. Dentre alguns métodos são ultrassom, radiofrequência e raios infravermelhos, que trabalham para devolver a firmeza da pele estimulando produção natural do colágeno.
  4. Não fique sedentário! Continue no pique da perda de peso, se exercitando bastante e mantendo sempre os músculos no lugar.

Como evitar flacidez no rosto?

Ao mesmo tempo em que o rosto é o principal produto da nossa vitrine, é também um dos primeiros alvos quanto ao surgimento da flacidez na nossa pele.

Para combater de forma eficaz a flacidez no rosto, recomenda-se iniciar tratamentos com produtos, procedimentos ou suplementos a partir dos 30 anos idade. Confira as dicas a seguir:

  1. Faça tratamentos estéticos para melhorar textura e firmeza da pele, como radiofrequência, carboxiterapia, peelings, laser, entre outros.
  2. Tenha uma alimentação rica em colágeno e antioxidantes.
  3. Pratique a ginástica facial em frente ao espelho, que são exercícios para combater rugas, linhas de expressão e manter a pele firme sem cair. Elevar as sobrancelhas, trabalhar a musculatura facial e fazer algumas caretas ajuda muito.
  4. Aposte em cremes faciais com ativos como ácido hialurônico, colágeno, resveratrol, vitamina C, vitamina E, entre outros.

Como evitar flacidez na barriga depois da gravidez?

Outro tipo de efeito “sanfona” que também pode ser evitado é a flacidez na barriga que surge após a gravidez.

Isso geralmente ocorre com as mamães que ganharam muito peso durante a gravidez, não cuidaram de suas posturas forçando a pele da barriga ainda mais, não cuidaram direito da alimentação, dentre outros fatores. Para combater essa flacidez, confira as dicas abaixo:

  1. Controle seu peso durante a gravidez toda; faça um acompanhamento médico com um nutricionista de gestantes. O ideal é ganhar no máximo 12 kg, em média, para ter o corpo normal de volta.
  2. Faça exercícios especializados para grávidas! Esses melhoram a circulação sanguínea na pele da barriga, mantendo a pele sempre nutrida e firme.
  3. Cuide da sua postura, pois um corpo em posição mais firme não força tanto a elasticidade da pele da barriga.
  4. Hidrate e nutra bem a pele da barriga, usando cremes e óleos específicos que possam evitar estrias e marcas da gravidez. Um bastante conhecido é o óleo de amêndoas.
  5. Evite inchaços corporais, se alimentando sempre bem para eliminar toxinas que possam até mesmo prejudicar o bebê e também realizando massagens linfáticas especializadas para grávidas.

VÍDEOS: Exercícios para acabar com a flacidez

Seja para aquela flacidez que já surgiu de forma precoce ou por fatores pós-cirúrgicos, ainda há tempo de correr atrás para evitar que essa flacidez aumente e que também vá embora!

Além de uma boa alimentação, os exercícios físicos devem estar em dia. E para combater a flacidez, insira ao menos 3 desses 5 exercícios no seu dia a dia:

  1. Flexão de braços, para acabar com o “tchauzinho”!

Como fazer:

  1. Agachamento, para endurecer pernas e bumbum!

Como fazer:

  1. Afundo, também para levantar pernas e bumbum!

Como fazer:

  1. Tríceps no banco, para combater braços “molinhos”!

Como fazer:

  1. Abdominal canivete, para deixar a barriga definida!

Como fazer:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *