Por mais que a gente coma direitinho e faça atividades física regularmente, muitas vezes nos sentimos inchados, extremamente pesados e com metabolismo reduzido. Isso pode ser sinal de retenção de líquidos, um tipo de transtorno que afeta os níveis de líquidos no nosso corpo.

Para entender melhor sobre essa sensação de inchaço, como evitar e como tratar, leia o texto a seguir!

retenção de líquidos

O que é retenção de líquidos?

Retenção de líquidos é um tipo de alteração no metabolismo que acarreta na acumulação de líquidos no corpo, tendo um foco maior nas pernas, abdômen, braços e rosto. A sensação de inchaço é real, pois ocorre um edema com o excesso de líquidos.

Geralmente, considera-se retenção quando o nível dos líquidos ultrapassa 75%. Para fazer o teste, basta pressionar a área levemente com os dedos, ficará fácil de visualizar umas covinhas se formando por alguns minutos.

Causas de retenção de líquidos

As principais causas e fatores de risco que desregulam os níveis de líquido no corpo são:

Certas doenças podem ter a retenção de líquidos como um sintoma, como por exemplo:

Outros fatores “banais” do dia a dia que implicam na retenção de líquidos são:

Principais sintomas da retenção de líquidos

Como evitar retenção de líquido?

Beber muita água é prioridade quando estamos nos sentindo assim, pois vai ajudar a eliminar as toxinas retidas pelo corpo, e isso purifica a água em excesso para ela ser eliminada com mais facilidade.

Não somente beber água, mas também chás ao longo do dia, pois são bebidas diuréticas e saudáveis para várias funções ao mesmo tempo; e também consumir alimentos ricos em água, como frutas e legumes.

Ainda falando em alimentação, diminua consideravelmente seu consumo de sal na alimentação, principalmente evitando alimentos industrializados e fast foods, conforme dito anteriormente.

A prática de atividades físicas também ajuda a evitar a retenção líquida, pois mantém o corpo ativo e evita retenção de toxinas.

Outros métodos são através de massagens e drenagens linfáticas, para quem tem dificuldade de manter-se desinchada por conta de líquidos; pode ser feita em clínicas estéticas e também em casa, com massagens manuais simples que redirecionam os líquidos para serem eliminados.

Chás e alimentos para desinchar

Além disso, mastigue bem os alimentos, não beba líquidos durante as refeições e varie bem nas frutas e legumes, não fique na mesma. Cuide-se!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *