Presente em muitas fórmulas de shampoos, cremes e outros produtos para cabelo, a babosa possui inúmeros benefícios aos nossos fios. Quando em contato direto com o couro cabeludo, ajuda fornecendo hidratação, limpeza e fortalecimento dos cabelos.

Quer saber como utilizar a babosa no dia a dia nos cabelos? Só continuar a leitura!Babosa no cabelo

O que é babosa ou aloe vera?

Também chamada de Aloe Vera, a babosa é uma planta de categoria medicinal graças aos seus diferentes benefícios para a nossa saúde.

Possui inúmeras vitaminas que nutrem os fios de dentro para fora: Vitamina A, C, E, complexo B (B1, B2, B3, B6, B12 e B13), além de mais de 20 minerais e mais de 18 aminoácidos que hidratam e nutrem os fios.

babosa ou aloe vera
Babosa ou aloe vera.

Possui propriedades únicas nos cuidados estéticos, indo muito além dos cuidados com os cabelos, ajudando também na hidratação e estruturação de unhas e pele.

O uso contínuo e regrado do gel ou baba extraído das folhas da planta traz muitas vantagens e pode substituir facilmente uso de produtos químicos usados para os cabelos.

Benefícios da babosa no cabelo

Como usar babosa?

A forma que você deve utilizar a babosa no cabelo vai depender de como você quer tratar os fios ou qual problema deseja evitar.

A melhor forma de uso é extraindo o gel ou baba da planta e passando diretamente nos cabelos. O cheiro do gel natural não agrada todo mundo, então usar em forma de cosméticos ameniza isso.Como usar babosa

Mas como o acesso à planta não é tão comum quanto o acesso aos produtos contendo isso em sua composição, você pode comprar o gel da planta e misturar em cremes ou máscaras para usar no dia a dia ou intercalando nos dias de hidratação do seu cronograma capilar.

EXTRA: Babosa para a pele

Não apenas para os cabelos, a babosa também possui suas vantagens para a pele com seu efeito altamente hidratante e de estímulo de colágeno. Para usufruir desses benefícios, basta fazer hidratações caseiras regularmente.

Basta misturar um pouco do gel da babosa com algum hidratante facial diário e aplicar depois do banho na pele. Dica: Fazer uma esfoliação da pele antes pode ajudar na melhor absorção da misturinha!

Receitas com babosa para o cabelo

Hidratação com babosa:

Ingredientes: 1 colher de sopa do gel da babosa + 1 quantidade de creme de tratamento que você normalmente usa;

Como usar: Primeiro, lave bem seus cabelos; faça a mistura do gel com o creme; aplique bem nos fios e massageie; não aplique o produto sobre a raiz, permanecendo numa distância de 4 dedos dela; coloque uma touca plástica ou de alumínio e deixe a mistura agir por 30 minutos; depois, só enxaguar e retirar bem a mistura dos fios.

Esfoliação do couro cabeludo:

Ingredientes: 1 colher de sopa de açúcar mascavo + 2 colheres de sopa do gel da babosa;

Como usar: Misture bem num recipiente; divida seus cabelos em duas partes; vá aplicando o creme por todo o couro cabeludo, pode encostar na raiz mesmo, massageando em movimentos suaves; coloque uma touca e deixe agir por 10 minutos; depois, lave bem os fios como normalmente faz.

Condicionador de babosa:

Ingredientes: 3 colheres de sopa do gel da babosa + 3 colheres de sopa de óleo de coco;

Como usar: Derreta o óleo de coco (se estiver sólido) e misture a babosa (pode ser num liquidificador para misturar bem e deixar cremoso); reserve a mistura num pote; aplique nos cabelos ainda úmidos depois de lavar com shampoo; deixe descansar por 15 minutinhos; depois é só enxaguar e deixar secar naturalmente para garantir efeito duradouro da hidratação intensa.  

Babosa para queda de cabelo:

Ingredientes: Gel extraído de 2 folhas de babosa + 2 colheres de sopa do líquido ou creme de queratina;

Como usar: Bata o gel e a queratina num liquidificador para misturar bem e criar cremosidade; aplique a máscara do cabelo, desde a raiz às pontas; coloque uma touca térmica e deixe agir por no mínimo 15 minutos; depois lave bem e enxágue; para um bom tratamento, recomenda-se aplicar essa mistura 1 vez a cada 2 semanas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *