Procurando formas alternativas e complementares para emagrecer? Certamente você já ouviu falar no chá verde ou no chá preto para perder peso, mas saiba que o chá branco também tem seus benefícios para o emagrecimento e para muitos outros aspectos da saúde.

cha branco

Saiba hoje mais de suas vantagens e receitinhas para começar a tomar hoje mesmo!

Planta do chá branco

O chá branco é feito através das folhas e galhos da planta Camellia sinensis, cultivada principalmente na China, Japão e Índia, e sua colheita ocorre em poucos dias do ano, ao apresentar sua melhor condição.

Também dá origem ao chá preto e chá verde, a diferença entre eles é que para o chá branco as folhas e brotinhos são colhidos antes das flores se abrirem, quando ainda estão cobertas por um tipo de fina penugem num aspecto prateado, daí vem o nome chá branco.

E então essas folhas são cozidas e submetidas à secagem, e não passam por fermentação ao contrário dos outros chás da mesma planta.Camellia sinensis

Benefícios do chá branco

Para que serve chá branco?

Chá branco serve para quem deseja aumentar o seu metabolismo e acelerar a sua perda de peso. Além disso, cuida de outros aspectos da saúde, sendo eficaz como complemento em tratamentos de doenças arteriais ou de circulação sanguínea, por exemplo.

Serve também para quem quer envelhecer com saúde, pois é rico em nutrientes que cuidam de várias funções do corpo, incluindo da aparência estética com seus antioxidantes prevenindo o envelhecimento precoce. Sendo assim, chá branco serve para ter saúde!

Chá branco tem cafeína?

Assim como seus “irmãos”, o chá branco também contém cafeína em sua composição, porém tem cerca de metade da quantidade existente no chá preto e no chá verde.

Sendo assim, dos 3 chás, pode ser a melhor opção para os hipertensos ou quem tem sensibilidade à cafeína.

Mas ainda assim, o ideal é consultar seu médico antes de fazer consumo, caso você tenha essas particularidades com a cafeína.

Contraindicações do chá branco

Mesmo contendo pouca cafeína, o chá branco deve ser evitado por grávidas e lactantes para evitar que afete a placenta ou o leite materno.

Além disso, pessoas hipertensas, com úlceras gástricas, que sofrem de insônia ou que têm batimentos cardíacos irregulares devem consultar o médico antes de iniciar consumo, fazemos questão de reforçar isso.

Efeitos colaterais do chá branco

O consumo errado do chá branco pode causar aumento da pressão arterial, desordens gástricas e insônia. E a planta, em seu estado mais puro, pode ser tóxica ao sistema nervoso, causando até mesmo convulsões, delírios, cefaléia e taquicardia.

A quantidade diária de chá branco recomendada é de 2 a 3 xícaras; mais que isso pode causar efeitos colaterais; assim como não pode ser tomada pelos grupos de risco que citamos acima, caso contrário podem aparecer efeitos negativos.

Como preparar chá branco?

Receitas com chá branco

O chá branco, para melhorar ainda mais suas prioridades ou ganhar um sabor a mais, pode ser combinado com outras plantas saudáveis. Confira abaixo 2 receitas de exemplo para já começar hoje mesmo seu consumo:

Chá branco com lichia

A receita mais simples para adicionar lichia ao seu chá é a seguinte: Faça um suco concentrado de lichia batendo no liquidificador as polpas das frutinhas com água; depois adicione uma colher de chá branco em pó à bebida e misture bem. Prontinho!

Você também pode comprar a opção pronta de Chá branco com lichia da marca Feel Good, é bem saboroso!

Chá branco com hibisco

Basta ferver a água, desligar o fogo antes de levantar as primeiras bolhas e em seguida colocar as folhas do chá branco e também as folhas de hibisco, 1 colher de cada, em média. Depois é só coar, adoçar se necessário e consumir, gelado ou quente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *