Sentir dor de cabeça é algo que realmente compromete o nosso dia, desde nosso rendimento em estudos ou trabalho ao nosso humor e bem-estar.

E muito mais que dor de cabeça, uma crise de enxaqueca pode trazer outros sintomas ainda mais fortes que podem durar de minutos a dias, e que afetam a qualidade de vida da pessoa se ela não buscar remédios ou tratamentos caseiros que funcionem de verdade.

Se você sofre desse problema, vai adorar o texto de hoje no qual daremos dicas de como aliviar a enxaqueca quando tiver em crise. Saiba mais!Como aliviar enxaqueca

Sintomas da enxaqueca

Independente do tipo, os sintomas da enxaqueca em comum entre todas envolvem dor pulsante e latejante na cabeça, unilateral ou bilateral; a pessoa também poderá sentir mal-estar, náuseas, ter vômitos, sensibilidade à luzes, aromas e sons, além de fadiga muscular, sono atrapalhado, sensações visuais ao ver pontos luminosos ou escurecidos e dificuldade para pensar e se concentrar.

O ideal é diagnosticar a sua causa específica através de exames solicitados pelo seu médico, para assim tratar da forma correta, com os métodos e medicamentos propícios.

Como aliviar enxaqueca mais rápido?

As dores da enxaqueca podem chegar a níveis insuportáveis e o que a gente mais deseja nessas horas, com todas as nossas forças, é que esses efeitos passem rapidamente. Confira abaixo 3 formas rápidas de mandar essa dor chatinha pra longe!

  1. Banho quente nos pés

Se você desviar a atenção dos seus nervos ativos que estão doloridos na cabeça para outra parte do corpo, essa dor pode ir diminuindo progressivamente. Portanto, uma sugestão é pegar uma bacia, com água numa temperatura entre morna e quente, e colocar os pés dentro, assim a parte superior do seu corpo tende a aliviar.

Quanto mais quente, melhor, mas cuidado para não se queimar. Assim que a água esfriar e sua dor de cabeça tiver aliviado, seque os pés, agasalhe-os bem, procure descansar e tente dormir.

  1. Massagem com óleos essenciais

Uma forma relaxante de aliviar a enxaqueca é fazendo massagens na áreas doloridas do rosto, têmporas, nuca e no couro cabeludo com algum óleo essencial, e de preferência a ajuda de alguma pessoa.

O óleo de menta pode ser extremamente refrescante e proporcionar um alívio imediato; e o óleo de lavanda também, que pode aliviar com suas propriedades calmantes. Considere também cremes hidratantes ou gel de babosa para massagear o local.

  1. Compressas frias

O aumento de pressão na cabeça pode ser controlado com uma simples compressa fria na região. Essa queda de temperatura na região da dor ajuda a aliviar a tensão dos nervos e também funciona como analgésico das dores, aliviando e acalmando até cessar a enxaqueca.

Sendo assim, se você sempre tem crises de enxaqueca, deixe sempre uma bolsa de gel no congelador; quando sentir a dor, deite-se de forma confortável e aplique a bolsa no ponto mais dolorido da cabeça.

Como aliviar enxaqueca tensional?

Nos casos de enxaqueca tensional, os sintomas surgem por conta de alguma tensão corporal, esforço físico exagerado ou alguma situação estressante que deixou você totalmente tenso.

Sendo assim, o mais indicado para quem sofre disso constantemente é relaxar, principalmente com a ajuda de tratamentos alternativos como acupuntura, massagens, hipnose, psicoterapia e outras terapias comportamentais.

Se seus fatores são fortemente emocionais, considere também junto com seu médico algum tratamento psicológico para tratar ansiedades, tendo como apoio medicamentos antidepressivos, se necessário.

No dia a dia, procure dormir melhor, se alimentar bem, beber bastante água. Além disso, mande o estresse pra longe e procure relaxar!

Como aliviar enxaqueca com aura?

Enxaqueca com aura é considerada um sintoma de uma doença neurológica, portanto a melhor e mais importante opção é procurar um neurologista para lhe indicar o melhor tratamento.

Nela, a pessoa possui sensações visuais que precedem os sintomas da dor, como brilhos ou distorções visuais. O médico poderá lhe indicar anti-inflamatórios ou outro medicamento para tratar o problema, desde comprimidos a spray nasal.

Enquanto lida com o problema no dia a dia, as opções de alívio ditas nos tópicos acima funcionam temporariamente, porém não substituem uma ajuda médica.

Remédios para aliviar enxaqueca

Com base no diagnóstico feito pelo seu médico, variados medicamentos poderão ser indicados, variando de acordo com a causa da sua enxaqueca e o que origina ela.

Dentre os que podem ser receitados estão analgésicos e anti-inflamatórios para lidar com a dor, medicamentos combinados mais efetivos, triptanos, opiáceos, ergotaminas e até antidepressivos, em casos de enxaqueca tensional ou emocional, betabloqueadores, suplementos vitamínicos e muito mais.

Mas lembre-se: o melhor remédio é a prevenção, então uma vida mais tranquila, com alimentação saudável e atividades físicas em dia pode fazer até com que você nem precise de remédios.

Outros tratamentos caseiros para aliviar enxaqueca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *