Reconstrução capilar: Como fazer? Dicas, receitas caseiras, benefícios e mais!

0
350

Precisando fazer aquela super recuperação no cabelo? Provavelmente você esteja precisando da reconstrução capilar! Entenda para que ela serve, como fazer de forma profissional e ainda confira dicas caseiras que prometem devolver muita saúde aos fios.

reconstrução capilar

O que é reconstrução capilar? Para que serve?

Reconstrução capilar é um tipo de tratamento específico de reposição de massa capilar que serve para recuperar a estrutura dos fios debilitados, geralmente danificados por excesso ou uso imprudente de produtos químicos, desde coloração a substâncias alisadoras, como em pinturas, progressivas e relaxamentos; além desses, sol e vento são fatores externos que também podem afetar a saúde da fibra dos fios.

Quando fazer reconstrução capilar?

A reconstrução capilar é indicada para fios finos, quebradiços, frágeis, que caem facilmente, ou seja, que precisam de reforço e mais massa nas fibras.

Não deve ser feita com muita frequência e sim de acordo com as necessidades de cada cabelo, pois os ativos reconstrutores em excesso podem causar um enrijecimento das fibras capilares e fazer o efeito rebote, ou seja, quebrar e prejudicar os fios ainda mais.

Em tratamentos mais intensos, como para cabelos elásticos, 1x a cada 15 dias é indicado, e para todos no geral, para cabelos sempre saudáveis, 1x por mês.

Benefícios da reconstrução capilar

  1. É indicada para todos os tipos de cabelos, não apenas aqueles que sofreram com danos químicos, como também por fatores naturais, como luz ou sol.
  2. Recupera cabelos que se embaraçam e quebram facilmente, pois repõe massa capilar dentro das fibras, trazendo maior estrutura e firmeza em cada um dos fios.
  3. Desde a primeira aplicação de um produto reconstrutor o cabelo já apresenta benefícios, não sendo necessariamente um tratamento de longo prazo.
  4. Contém os elementos certos que o cabelo, como queratina, creatina, arginina, cisteína, colágeno e outros aminoácidos e nutrientes. Tal composição é a reposição de proteínas que todo cabelo precisa.
  5. Oferece um resultado perfeito ao cabelo, desde saúde à beleza, com um cabelo mais resistente, maleável, brilhoso e macio.

Reconstrução capilar com queratina

A queratina representa cerca de 90% da estrutura dos fios capilares, portanto é a massa capilar que mais perdemos nos processos químicos e também com os fatores naturais.

Com esses fatores, a fibra do fio se abre, fica descamada e perde massa, então a queratina desses tratamentos consegue entrar no fio e preencher os espaços que estão danificados e sem massa.

Sendo assim, muitas das reconstruções capilares contêm a queratina como agente protagonista, pois esta é responsável por grande parte da saúde dos fios, desde força e resistência a elasticidade das fibras.

Então, se não sabe por qual produto começar, foque nas máscaras de reconstrução ricas em queratina.

Passo a passo de como fazer reconstrução capilar profissional em casa

  1. Lavando os cabelos: Use um shampoo antirresíduos para remover todas as impurezas do couro cabeludo e também abrir bem os poros dos fios.
  2. Tire o excesso de umidade: Utilize uma toalha ou camisa de algodão para tirar o excesso de água dos cabelos após lavar apenas com shampoo.
  3. Divida o seu cabelo em seções: Com a ajuda de um pente e prendedores, separe seu cabelo em várias mechas para facilitar a aplicação.
  4. Comece aplicando: Pode começar pela nuca, aplicando o produto mecha a mecha, por todo o comprimento e massageando bem.
  5. Deixe agir: Cada embalagem contém um tempo de ação diferente, então basta deixar o produto agindo nos cabelos pelo tempo descrito no seu produto.
  6. Enxaguar: Passado o tempo, enxágue bem os cabelos, tendo certeza de que não ficou nenhum resíduo.
  7. Hidratação (Opcional): Caso desejar, utilize sua máscara de hidratação nesta etapa, deixando agir também pelo tempo do produto específico.
  8. Condicionador: Depois de lavar, finalize com condicionador, enxaguando depois com água fria, para fechar bem as cutículas dos fios e manter o brilho e maciez. Fim!

Produtos para reconstrução capilar

Na hora de comprar seus produtos para fazer reconstrução capilar, busque por composições ricas em proteínas, tais como queratina, arginina, colágeno, ceramidas, dentre outras, pois são elas que farão a reconstrução dos fios.

Existem produtos que prometem reconstrução, mas apenas contam com elementos hidratantes, então cuidado! Vamos indicar duas marcas de produtos bons para você a seguir:

– Joico: Linha K-Pak

Esta linha da Joico é considerada revolucionária porque promete e cumpre sobre reparar a estrutura danificada dos fios.

Cabelos com química, porosos e elásticos podem ser transformados em poucos usos em cabelos resistentes, macios e brilhantes novamente!

A linha conta com vários produtos, desde máscara reconstrutora a shampoo, condicionador comum e também para cabelos coloridos.

Joico: Linha K-Pak

– L’Oréal: Serie Expert Absolut Repair

A L’Oréal conta com várias pequenas linhas para reconstrução dos fios, mas vamos dar destaque especificamente para a Serie Expert que possui produtos excelentes para reconstruir cabelos danificados em casa mesmo a nível de tratamento de salão.

Possui uma fórmula que promove tratamento instantâneo, revitalizando a fibra do fio desde seu interior, além de trazer força, combater porosidade, tirar o frizz e deixa macio, sedoso e muito bonito.

L’Oréal: Serie Expert Absolut Repair

Reconstrução capilar para cachos

Cachos bonitos são cachos saudáveis, portanto reconstrução é muito importante e necessário para evitar que o fio fique muito frágil e ajudar a criar cachos mais encorpados, “pesados” e bonitos!

A dica é procurar produtos específicos para reconstrução em cacheadas, pois contém quantidades diferentes de nutrientes de produtos para cabelos mais lisos, pois as necessidades são diferentes.

Isso se dá principalmente se seus cabelos forem crespos, que são ainda mais frágeis e quebradiços e precisam de mais reforço nas proteínas.

Reconstrução capilar caseira

Como todo bom tratamento, a reconstrução capilar também tem várias soluções caseiras através de produtos que temos na nossa cozinha e não fazíamos ideia do quanto podem ajudar a repor massa capilar. Confira como fazer algumas dessas receitinhas a seguir!

  1. Reconstrução capilar com ovo

Você sabia que a combinação da clara de ovo com queratina pode ser uma bomba do bem para seus fios? Além de deixar mais resistente, essa receita diminui as pontas duplas e traz brilho aos fios, pois a clara do ovo é rica em colágeno e elastina.

Você vai precisar de:

– Queratina líquida ou gel;

– 1 clara de ovo;

– 2 colheres de óleo de coco vegetal;

– 1 colher de azeite de oliva extra virgem;

– 1 colher de sobremesa de mel puro;

– 2 colheres de máscara reconstrutiva ou mais que seja suficiente para todo o cabelo.

Como fazer:

Bata a clara do ovo até que fique no ponto de neve; acrescente o óleo de coco, azeite, mel e a máscara, misturando bem até ficar homogêneo; deixe 10 minutos em repouso.

Enquanto isso, lave seus cabelos com shampoo antirresíduos, enxágue, tire excesso de água, aplique queratina e deixe agindo pelo tempo de repouso da receita.

Depois, aplique a mistura por cima da queratina nos fios, mecha a mecha, e deixe agir por 15 minutos. Depois, enxágue com água morna, aplique condicionador e finalize como preferir.

  1. Reconstrução capilar com vinagre de maçã

O vinagre de maçã já é conhecido nas receitas caseiras de recuperação capilar. Isso porque repõe nutrientes nos fios mais secos e frágeis, fecha as cutículas, além de trazer maciez, brilho e muita beleza. Tem que ser o vinagre de maçã, ok? Outros vinagres não têm nada a ver com a saúde capilar.

Você vai precisar de:

– ½ xícara de vinagre de maçã;

– 3 xícaras de água filtrada.

Como fazer:

Lave seus cabelos com shampoo antirresíduos, passe sua máscara reconstrutora como de costume e deixe agindo por 15 minutos; depois enxágue e finalize com condicionador.

Prepare a mistura do vinagre diluído na água e então aplique nos cabelos, massageando bem, mecha a mecha; deixe agir por até 10 minutos e depois é só enxaguar com água. Usar o vinagre assim no final da lavagem cria uma camada externa protetora.

  1. Reconstrução capilar com leite e ovo

Ambos são ricos em vitamina B, que é essencial nos tratamentos do cabelo. Além disso, a receita conta com azeite e mel, que são hidratantes ricos e ajudam na nutrição também.

Você vai precisar de:

– 1 ovo inteiro;

– 3 colheres de sopa de leite integral;

– 3 colheres da sua máscara de reconstrução;

– 1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem;

– 1 colher de sobremesa de mel puro.

Como fazer:

Com um garfo, bata bem o ovo misturando a gema na clara. Em seguida, acrescente os outros ingredientes e misture bem. Com o cabelo seco mesmo, aplique tudo e deixe agindo por 30 minutos.

Se preferir, coloque uma toca para aquecer e não pingar nas costas ou no chão. Depois, basta enxaguar e lavar normalmente com shampoo e condicionador no banho.

Antes e depois de fazer reconstrução capilar

Se ainda não está convencida de que reconstrução capilar realmente faz a diferença nos cabelos, confira alguns antes e depois de tratamentos em cabelos de diferentes texturas abaixo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here