Sabe aquelas manchinhas que aparecem mais no rosto, ombros ou costas de pessoas bem branquinhas e também nas ruivas? Sim, elas mesmo, as sardas! Quem tem, odeia; quem não tem, sonha em ter!
Tem gente que convive numa boa com elas e faz bastante sucesso em fotos e pessoalmente, mas quem se incomoda busca tratamentos para eliminá-las da pele. Se você é uma dessas pessoas, vem com a gente para entender melhor sobre as sardas, seus tipos.
O que são sardas?
Elas são manchas na pele causadas pelo aumento de melanina em alguns pontos, que causam o aumento do pigmento e podem escurecer mais de acordo com manifestações hormonais ou ainda exposição solar.
Costuma aparecer mais em pessoas de pele clara e também em ruivas. Mesmo sendo uma condição benigna e inofensiva, muitas pessoas buscam métodos para eliminá-las ou clareá-las por questões estéticas.
Como e por que as sardas surgem?
A principal causa das sardas é o aumento da produção de melanina na pele, e esta pode ser causada por inúmeros fatores. Um dos principais estimulantes é o verão, pela presença de mais calor e sol.
É genético?
Sim, a predisposição genética é uma das causas para as sardas, pois pode ser uma condição hereditária o desequilíbrio da produção de melanina.
Tipos de sardas
Sardas são muito relativas a particularidades de cada tipo de pele, podendo se manifestar em diferentes cores e formatos, seja redonda, manchas pequenas ou grandes, planas e até mesmo com pequenos relevos. Os dois tipos de sardas mais comuns são:
- Sardas amarronzadas: Pequenas manchinhas marrons que surgem nas partes do corpo que mais ficam expostas ao sol, como rosto, ombros, braços e costas, aparecendo com maior frequência com a alta e demorada exposição solar. Costumam sumir quando o bronze da pele diminui.
- Sardas claras: Já outras manchinhas marrons mais clarinhas, como um leve castanho, podem aparecer em qualquer lugar do corpo, exposto ao sol ou não, e estão mais relacionadas ao avanço da idade. São aquelas manchinhas que aparecem na pele dos nossos avós, sabe?
Sardas nas costas
Engana-se quem acha que sardas são condições que aparecem mais no rosto, pois é até mais frequente esse excesso de pigmento se encontrar na parte das costas.
As causas são as mesmas de todos os tipos de sardas e podem incomodar bastante, principalmente as meninas na hora de colocar um biquíni ou um vestido que mostre as costas.
É normal também a presença de mais sinais em quem tem sardas nas costas, então é importante ficar atento sempre à presença de manchas novas ou sinais incomuns.
Cuidados com a pele com sardas
Peles brancas já são por si só sensíveis e exigem cuidados mais especiais, logo pele com sardas não é nada diferente. Cada pele é de um jeito e tem suas exigências, mas aqui vão alguns cuidados básicos gerais:
- Alimentação balanceada: Alimentos como frituras e refrigerantes em excesso podem fazer mal demais para a pele e tornam as sardas mais propensas a surgirem, portanto procure comer alimentos desintoxicantes e anti-inflamatórios para uma pele sempre viçosa. Alimentos com vitamina C são excelentes para peles sensíveis! Temo um artigo completo sobre os benefícios da vitamina c para o rosto!
- Protetor solar: Proteja bem a pele, tendo sardas ou não. O sol além de incentivar o surgimento das sardas, danifica a pele, promove envelhecimento precoce, resseca e ainda pode causar doenças de pele.
- Cuidados com a maquiagem: Para proteger, disfarçar ou suavizar elas, a maquiagem deve ser especial e não deve criar um aspecto artificial, como um “reboco” para tampar, sabe? Dê preferência para corretivos coloridos, fazendo uma camada fina, e o acabamento com produtos leves em pó.
Como tratar e clarear as sardas?
Tem gente que até gosta de conviver com as sardas, mas que gostaria que elas fossem mais suaves e clarinhas, sem tanto pigmento. Mas também tem quem deseje remover completamente esses pontinhos marrons da pele e ter uma pele uniforme.
Existem vários tipos de tratamentos, e quem diz qual é o melhor para a sua pele é um dermatologista. São alguns tratamentos para clarear sardas:
- Cremes clareadores: Contêm ativos que clareiam o pigmento das sardas, como hidroquinona ou ácido kójico; quanto maior o tempo de uso, maiores as chances de clareamento.
- Cremes retinóides: Também contêm ativos para ajudar a diminuir a intensidade da cor das sardas, como a tretinoína ou tazaroteno.
- Criocirurgia: Este procedimento utiliza de nitrogênio líquido para congelar e remover células de pele, então se focadas nas células mais escuras, ajudam na remoção das sardas.
- Laser: Com a luz pulsada, auxilia na despigmentação de manchas na pele.
- Peeling químico: Através de ativos químicos, o peeling auxilia na remoção das camadas mais externas da pele, promovendo renovação e eliminando células superficiais escuras das sardas.
[VÍDEO] Como cobrir as sardas com maquiagem?
A blogueira Mari Maria tem muitas sardinhas e no canal dele tem muitos vídeos de makes bafônicas, veja abaixo um vídeo dele de como fazer uma pele perfeita:
E como ter sardas?
Mesmo tendo várias pessoas querendo se livrar delas, muitas outras sonham com o charme que elas proporcionam à pele! Infelizmente, não é possível ter sardas, pois é uma condição natural da pele, desenvolvida por uma característica genética.
No entanto, é possível simular através de maquiagem, pintura com henna suave na pele ou até mesmo tatuagem! Sim, as pessoas estão se arriscando em tatuar de forma sutil a pele para parecer que têm sardas! Você faria isso?
Tatuagem semi-permanente:
Fora lançada esse ano, uma tatuagem semi-permanente que duram até dois dias na pele. Elas ainda estão em pré-venda, a empresa precisa arrecadar o suficiente para produção de 25 mil unidades para se tornar uma marca oficial, isso é uma exigente da industria de cosmética americana, a startup se chama Freck Yourself e a dona é Remi Brixton, para ver mais detalhes acesso o site Kickstarter. Confira a aplicação:
[VÍDEO] Como fazer sardas com maquiagem?
Para um efeito temporário, a gente pode contar com técnicas de maquiagem. Confira abaixo como a maquiadora faz para simular sardinhas no rosto de forma natural: