Para entender os benefícios da Quiropraxia, que você provavelmente já deve ter ouvido falar, é necessário considerar o corpo humano como se fosse um carro – ambos possuem uma determinada mecânica.

O alinhamento é fundamental para que eles funcionem perfeitamente, caso contrário haverá desastres.Quiropraxia

O que é

Quiropraxia é uma área da saúde que trata e preveni doenças relacionadas ao sistema nervoso, muscular e esquelético, ou seja, é basicamente uma forma de medicina alternativa que detecta e corrige problemas nesses âmbitos, principalmente manipulando as articulações.

Para que serve

A Quiropraxia serve como um método de terapia manual para eliminar quaisquer interferências através de ajustes na coluna vertebral para que o corpo volte a funcionar de maneira plena.

Essa área da saúde também pode ser utilizada como preventivo de várias complicações.

A Quiropraxia tem como foco eliminar as dores rapidamente e deixar o sistema nervoso livre de bloqueios. Assim, o fluxo de impulsos nervosos chegará ao cérebro e aos órgãos, tecidos e células de maneira adequada, mantendo toda a saúde que o organismo precisa.

Os principais problemas que podem ser aliviados ou resolvidos por meio da Quiropraxia são:

Entre vários outros.

Qualquer pessoa pode procurar um profissional de Quiropraxia, pois não há contraindicações de idade – o que irá mudar é a técnica a ser utilizada pelo profissional dependendo do caso a ser tratado.

Isso também vale para o tempo de recuperação: cada organismo irá responder distintivamente, portanto não existe um prazo exato de recuperação, embora muitos afirmam que apenas uma sessão já traz resultados otimistas.

O que é Fisioterapia em Quiropraxia

Na realidade, a Quiropraxia se classifica como uma especialidade da Fisioterapia. Por isso, para atuar com Quiropraxia, é necessário realizar graduação no curso de Fisioterapia para posterior pós-graduação em Quiropraxia.

Nesse caso, a Fisioterapia em Quiropraxia é um modo de distinguir um profissional que tem essa especialidade.

Conforme o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), a Quiropraxia não só é uma técnica manual, mas também uma ciência, arte e filosofia, pois tem sua atuação feita por meio de mobilizações e manipulações de quase todas as articulações e tecidos do corpo humano, em especial da coluna vertebral.

Para profissionais de Fisioterapia que se interessem pela pós-graduação na modalidade, haverá aptidão de trabalho na reabilitação em ortopedia-traumatologia, desportiva, reumatologia, promoção da saúde e fisioterapia preventiva.

O quiropraxista poderá trabalhar em parceria com outros profissionais e, se for necessário, encaminhar o paciente para tratamento mais específico, como neurologistas, reumatologistas ou ortopedistas, por exemplo.

Por curiosidade, Quiropraxia e Fisioterapia não são a mesma coisa, embora tratem de sintomas semelhantes.

Ambas as áreas tratam de maneira diferenciada esses sintomas: a Fisioterapia, por exemplo, se concentra no tratamento de dores musculares e espasmos, enquanto que a Quiropraxia se concentra na coluna vertebral e no sistema nervoso.

Isso não quer dizer que uma área é melhor que a outra: as duas são eficazes e merecem destaque.

Contudo, a Quiropraxia ainda não é uma profissão independente e o projeto de lei para isso ser alterado no Brasil está ainda em discussão – por isso, por enquanto ainda se diz que a Quiropraxia é uma subespecialidade da Fisioterapia.

Como é a sessão de quiropraxia?

Preço

O custo de uma sessão de Quiropraxia pode ser bem variável, principalmente levando-se em conta fatores como a região do país, a quantidade de consultas e o que irá ser tratado no seu caso.

Porém, é possível estimar um valor médio entre R$ 50,00 a R$ 180,00 por sessão.

Por ser um trabalho que atua especificamente em cada articulação, é fundamental que o profissional seja muito qualificado. Caso a Quiropraxia seja malsucedida, a técnica tenderá a provocar efeitos contrários na musculatura, proporcionando maior tensão ao redor dos músculos.

Significado de Quiropraxia

A palavra Quiropraxia surgiu na Língua Portuguesa através do Inglês americano. Sua criação vem de 1898 com chiropractic, formação de cheir (provavelmente do Grego khiros) que quer dizer “mão”, mais prakticos que é “prático”.

Ou seja, o significado de Quiropraxia é “aquele que trata certos problemas físicos com as mãos” ou “feito manualmente”.

Vídeos 

Para conhecer mais sobre como a Quiropraxia atua e como ela pode não somente melhorar certos problemas de saúde como a qualidade de vida no geral da pessoa, veja os seguintes vídeos e surpreenda-se com o método:

  1. http://g1.globo.com/am/amazonas/amazonas-tv/videos/t/edicoes/v/quiropraxia-auxilia-na-melhora-da-qualidade-de-vida/6461617/
  2. http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/bom-dia-rio-grande/videos/v/quiropraxia-e-um-tratamento-alternativo-para-dores-nas-costas/3665654/
  3. https://globoplay.globo.com/v/5660729/

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *