Manchas podem aparecer a qualquer momento em nossa pele, mas alguns fatores facilitam a aparição delas, como em momentos de alterações hormonais, na gravidez, por exemplo, ou ainda com alta exposição solar na pele; tais situações estimulam uma maior produção de melanina, por isso a pele fica com manchinhas mais escuras do que o tom normal da sua pele.

Clareador de pele
Imagem ilustrativa.

Existem várias técnicas de clareamento de manchas e uma delas é o uso de produtos com ativos clareadores. Quer saber mais sobre clareador de pele? Siga na leitura!

Como funcionam produtos clareadores de pele?

Produtos clareadores visam suavizar áreas escurecidas na pele, que são as áreas manchadas por conta de alteração dos níveis de melanina.

Ao contrário de alguns tratamentos mais invasivos com efeito definitivo, o uso de produtos clareadores é mais suave e progressivo, portanto deve ser contínuo, já que se parar o uso, as chances de as manchas voltarem a ser como eram antes são grandes.

Alguns devem ser usados pela manhã, cuidando da pele durante o dia, e outro durante a noite, que contêm ativos que não podem com exposição solar e agem durante o sono da pessoa.

A maior parte dos clareadores de pele contém ácidos na composição, que são os principais ativos para o clareamento em si promovendo uma acidez sobre o pigmento e destruindo-o aos poucos.

Não somente em cosméticos, os ácidos também são indicados por dermatologistas para tratamentos e cuidados de peles sensíveis.

Tem gente que tem medo de usar ácidos por achar que pioram as manchas, mas isso só acontece se eles não forem alinhados com o uso de um bom protetor solar.

Para quem clareador de pele é indicado?

Produtos para clareamento de pele é indicado para clarear manchas anormais na pele, não de nascença. Pessoas com manchas escuras na pele causadas por alterações hormonais ou muita exposição ao sol pode ser tratadas com hidroquinona, vitanol A e ácidos como Klassis ou Adapaleno.

Pessoas com manchas de sol, pela falta de protetor solar, podem contar com clareadores leves e equilibrar também com esfoliação. Outros tipos de manchas devem passar pela análise de um dermatologista, e se necessário, ele indica algum tipo de produto clareador de fraca, média ou forte ação.

Em que regiões podem ser usados?

Clareadores de pele podem ser usados em qualquer parte do corpo que contenha alguma mancha que se deseja clarear.

No entanto, podem existir algumas áreas do corpo mais sensíveis que exigem produtos menos abrasivos, como virilhas e axilas, que são áreas que costumam escurecer bem devido a procedimentos que realizamos cotidianamente, como uso de desodorantes com produtos químicos fortes ou uso de lâminas.

Algumas marcas de clareador de pele

  1. Sérum Clareador Avon Renew Clinical Corretor de Imperfeições

Um excelente produto da Avon Skin Care para clareamento da pele que auxilia em diferentes tipos de marcas e manchas no rosto, como de sol, escurecidas, avermelhadas, manchinhas de acne, tons irregulares e até mesmo peles opacas, sem luminosidade.

Sérum Clareador Avon Renew Clinical

Ainda tem de bônus a tecnologia de um sérum, que combate o envelhecimento precoce e mantém a pele hidratada.

  1. Gel Creme Clareador Antissinais Neo Etage Eudora

A Eudora também tem um produto muito bom para clarear o tom da pele e ainda aumenta a firmeza, criando um aspecto mais uniforme. Sendo assim, é um bom produto com preço acessível para quem busca clareamento de manchas com um tratamento antissinais.

Gel Creme Clareador Antissinais Neo Etage Eudora

  1. Sérum Clareador Cicatricure

A Cicatricure tem este produto completo que clareia manchas e ainda deixa a pele rejuvenescida, iluminada, firme e uniforme.

Sérum Clareador Cicatricure

A fórmula ficou famosa entre as pessoas e os dermatologistas por causa da qualidade dos seus ativos: vitamina C, ácido hialurônico e ácido gálico, os quais inibem a produção de melanina, estimula produção do colágeno e protege a pele de radicais livres.

  1. Routine Illumina Solution Hinode

A fórmula do produto clareador de pele da Hinode é indicada para todo tipo de pele quando o desejo é corrigir diferenças de coloração. É para ser usado depois dos cuidados de limpeza e antes do creme anti-sinais.

Routine Illumina Solution Hinode

Possui uma ação antioxidante, atua no clareamento de manchas, traz luminosidade para a pele e ainda auxilia na elasticidade da pele.

  1. Sérum Clareador Even Complexion TimeWise Mary Kay

O produto clareador de pele da Mary Kay é muito bom, desde o seu efeito na pele ao formato da embalagem em roll-on, facilitando muito a aplicação. Ele ajuda a trazer um tom uniforme para a pele, suavizando manchas, podendo ser usado no rosto, pescoço, colo e também nas costas das mãos.

Sérum Clareador Even Complexion TimeWise Mary Kay

Clareador de pele para o rosto

A pele do rosto é bastante sensível e, infelizmente, é uma das áreas que ficam mais expostas à poluição, sol e a outros fatores que causam manchas. Sendo assim, os cuidados devem ser preventivos também, não apenas reparadores!

O uso do protetor solar em conjunto com cremes clareadores é essencial, como também ter uma boa alimentação e realizar boa higienização.

Clareador de pele corporal

Já a pele do corpo costuma ter uma camada mais grossa e resistente, portanto além dos cremes clareadores um pouco mais ácidos e dependendo do tipo das manchas, os dermatologistas costumam indicar peelings químicos ou ainda procedimentos com laser para remoção de manchas mais difíceis.

Clareador de pele para a virilha

A virilha também é uma pele sensível que costuma escurecer com facilidade, tanto em peles brancas quanto negras.

Dois ácidos excelentes de pouca abrasão são o glicólico e kójico, que promovem uma remoção de peles mortas e das manchas mais superficiais.

E além desses produtos, os dermatologistas indicam que a pessoa com manchas na virilha faça depilação a laser, não utilizando lâminas.

Clareador de pele para pele negra

A pele negra também está sujeita ao surgimento de manchas pelo desequilíbrio e excesso de melanina, e um dos cremes mais indicados pelos dermatologistas é o que contém niacinamida, substância que equilibra as células de produção da melanina.

Não somente em cremes, pode ser encontrada também em sabonetes e outras loções. Mas cada caso é um caso, portanto consulte um dermatologista para saber qual o tipo de mancha da sua pele.

Produto coreano clareador de pele

Recentemente, a internet tornou público um produto de origem coreana chamada Whitening Dress Cream e ele promete um clareamento instantâneo da pele. E ele clareia de verdade!

Porém, é um clareamento como um pigmento ultra claro e brilhoso na pele, puramente estético, e com qualidade o suficiente para eventos especiais. As meninas costumam usar diluídos juntos com a base da maquiagem ou algum creme hidratante para deixar o branco mais natural.

É um produto feito para a mulher coreana, que tem a pele claríssima, portanto pode não se adequar tão bem à pele mais “quente” das brasileiras. Saiba mais sobre o produto no vídeo abaixo!

Clareador de pele realmente funciona?

Sim, funciona! Claro que você deve optar por cremes de marcas de boa qualidade e também indicados por dermatologistas, pois cremes de origem duvidosa ou com quantidade insuficiente dos ativos para obter o clareamento podem não funcionar!

E para cada tipo de mancha há um tipo de creme, portanto se algum creme que esteja usando não funcionar, quem sabe a sua mancha é de outro tipo de origem. Converse com seu dermatologista!

Receita: Clareador de pele caseiro natural

Aqui vai uma receita especial, que dá pra fazer em casa! É um creme caseiro que mistura a conhecida e queridinha pomada Hipoglós, rica em vitamina A, com óleo de rosa de mosquetá, que tem efeito regenerador na pele pelo ácido oléico, linolêico e também vitamina A. Para fazer:

Ingredientes:

Como fazer:

Misture bem os ingredientes e guarde num recipiente com tampa bem fechado. Aplique na área a ser clareada toda noite e durma com o produto na pele. Se desejar, faça uma esfoliação leve na área antes para melhor absorção da misturinha clareador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *